Pular para o conteúdo

Coleta seletiva de Oeiras já recolheu mais de 2 toneladas de papelão em uma semana

Caminhão da coleta seletiva domiciliar de Oeiras- Arquivo

Desde o mês de setembro deste ano (2021) a cidade de Oeiras conta com o sistema de coleta seletiva domiciliar implantado pela prefeitura municipal. A cada quinze dias o caminhão da coleta passa pelos bairros da cidade nos horários de 7:00h às 11:00h  e de 13:00h às 17:00h. Cada bairro é contemplado com um dia da semana e há um dia dedicado à coleta em repartições públicas. 

A iniciativa busca que os oeirenses separem seu lixo a partir de materiais recicláveis, como, papelão, plástico, vidro e metais. Não são incluídos resíduos orgânicos e resíduos hospitalares. Após separados, o caminhão recolhe os resíduos e os encaminha até a Central de Reciclagem localizada no bairro Uberaraba I. 

fachada reciclagem

Fachada da Central de Reciclagem- Foto: Sheron Weide

Na Central de Reciclagem é realizado o processo de triagem, separação e organização dos materiais pelos membros da Cooperativa Renascer que trabalha com reciclagem. Há dois anos a prefeitura de Oeiras doou o espaço no Uberaba I para que a cooperativa pudesse atuar, atualmente, todo material da coleta seletiva domiciliar que chega à Central de Reciclagem é vendido e o dinheiro da venda fica com a cooperativa. 

O trabalho dos membros da cooperativa é separar os resíduos: papelão, sacolas, plásticos, metais e vidros. As garrafas ainda são separadas conforme as cores (coloridas e brancas/ transparentes), as sacolas também são separadas entre brancas e coloridas isso porque os PETEs (Politereftalato de Etileno- matéria-prima utilizada na fabricação de embalagens, principalmente garrafas plásticas) sendo coloridos significa que já foram reutilizados, os brancos e transparentes estão em sua forma mais original. 

garrafas

Material recliclavel depois de separado- Foto: Sheron Weide

Após separado, o material é prensado por uma máquina que suporta até 60 quilos de resíduos e daí é vendido para a empresa de reciclagem de materiais de Picos, Novomundo Ambiental. Segundo o coordenador da equipe da coleta seletiva domiciliar, José Alberto Tomaz dos Santos Júnior, a coleta tem obtido resultados positivos. 

prensa

Máquina utilizada para prensar os resíduos- Foto: Sheron Weide

“ Percebemos que a população de Oeiras tem tido educação ambiental no sentido de ter consciência em relação aos resíduos recicláveis, é perceptível a preocupação e colaboração de cada morador em separar seu lixo doméstico. Percebemos também um grande impacto na diminuição de resíduos depositados no aterro sanitário municipal”, afirma.   

Ele também comenta que a coleta seletiva tem sido bem aceita pelos oeirenses. No dia 22 de outubro a Central de Reciclagem recebeu 2 mil e 800 toneladas de papelão, 1810 quilos de plásticos e 179 quilos de sacolas, todo material foi coletado em uma semana. Por mês, chegam até 15 toneladas de papelão e 10 toneladas de PETs.  

materiais

Materiais coletados- Foto: Sheron Weide

Por Sheron Weide 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração