Pular para o conteúdo

Centro de Parto Normal: conheça a estrutura que promete mais humanização às mulheres de Oeiras

Centros de Parto Normal são unidades hospitalares destinadas exclusivamente à assistência de mulheres em trabalho de parto, eles foram instituídos no Brasil através da portaria número 11 no dia 7 de janeiro de 2015. Estas unidades fomentam a assistência ao parto natural e ao parto normal que é preferencialmente executada pelos enfermeiros obstétricos e por técnicos de enfermagem habilitados para executarem esse tipo de procedimento.

Dentro do Centro de Parto Normal o objetivo é fomentar a humanização e o incentivo ao parto normal e natural, os procedimentos que são realizados é a assistência ao pré- parto, ao parto e ao puerpério. Em Oeiras desde 2019, o Hospital Regional Deolindo Couto conta com um Centro de Parto Normal, atualmente o espaço está passando por reforma. A obra foi concedida por uma emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho, e está orçamentada em R$ 500.000 e com prazo de 120 dias.

Conversamos com o enfermeiro obstetra do Hospital Regional Deolindo Couto, Wemerson Fontes sobre as novas instalações do Centro de Parto Normal de Oeiras e o que ele vai oferecer às oeienses em termos de atendimento.

wemerson

Enfermeiro obstetra Wemerson Fontes

“A cidade de Oeiras por ser um polo regional, recebe todas as pacientes em trabalho de parto das cidades da região, então fomentar essa política de assistência ao parto normal realizado pela equipe de enfermagem obstétrica é algo que vai beneficiar essas pacientes, sobretudo na diminuição da realização de cesarianas desnecessárias, a gente vê que as evidências científicas apontam que a equipe de enfermagem obstétrica é responsável também pela diminuição das intervenções cirúrgicas desnecessárias, a Organização Mundial da Saúde preconiza que no máximo 15% de todos os partos de uma instituição sejam cesarianas”, explica.

Wemerson acrescenta que a via de parto normal é a mais saudável e mais segura para a grande maioria das pacientes. “Em 2018 nós da gestão do hospital começamos a provocar a comissão gestora regional quanto à ampliação da rede de atenção materno infantil na região do Vale do Canindé, foi quando a gente pôde discutir e construir o plano da rede cegonha regional e nesse plano a gente estabelecia que o município de Oeiras fosse contemplado com um Centro de Parto Normal”.

Sobre a estrutura física, o Centro de Parto Normal de Oeiras terá três salas PPPs, salas de pré parto, parto e pós parto que garantem uma atenção individualizada e privacidade às pacientes, nestas salas, as mulheres são admitidas durante o trabalho de parto e só saem de lá após obterem alta hospitalar. “A gente vai poder prestar essa assistência individualizada e de forma centrada e m cada paciente, em cada binômio materno fetal”, explica Wemerson Fontes. O centro ainda contará com três alojamentos conjuntos com a estrutura da maternidade, os alojamentos serão destinados a pacientes em pós-cesariana, pacientes em tratamento clínico e em pós-curetagem.

A equipe de profissionais que atuam no Centro de Parto Normal de Oeiras é: um enfermeiro obstetra por plantão de 24 horas, 3 técnicos de enfermagem , um enfermeiro assistencialista e um médico obstetra que está disponível para possíveis intercorrências e para a realização de procedimentos cirúrgicos caso necessário. A equipe conta também com o suporte transversal de psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.

reforma 003

Novas instalações do Centro de Parto Normal de Oeiras

O Centro de Parto Normal atende uma média de 170 mulheres por mês entre partos normais, cesarianas, curetagens e internações clínicas. Mas a pós a reforma a  capacidade física vai dobrar podendo atender até 250 pacientes por mês, tanto na maternidade quanto no Centro de Parto Normal.

reforma 001

Novas instalações do Centro de Parto Normal de Oeiras

Wemerson ratifica que as cesarianas quando não indicadas adequadamente e sem respeito aos critérios científicos podem colocar a mulher em risco, afinal, é um procedimento cirúrgico e por isso o parto por vias naturais é mais saudável e é indicado na maioria das gestações. “Devemos respeitar a fisiologia do corpo da mulher, respeitar a naturalidade desse processo acompanhando e garantindo a segurança e qualidade desse processo”.  

A previsão de entrega da obra é para o dia 15 de novembro, mas ainda há uma data definida para a inauguração e início das atividades no novo espaço.“As gestantes de Oeiras e todo Vale do Canindé podem esperar mais humanização e qualidade no processo de assistência, o Centro de Parto Normal do Hospital Regional Deolindo Couto já é referência em todo Piauí no processo de assistência humanizada e qualificada de enfermagem obstétrica. Após essa reforma a gente vai poder qualificar ainda mais nosso serviço com foco na humanização e na qualidade da assistência”, afirma Wemerson Fontes.

Por Sheron Weide

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração