Pular para o conteúdo

Cáritas de Oeiras realiza seminário com jovens de Oeiras e cidades vizinhas

Alunos durante o seminário

Na manhã de hoje, 25, a Cáritas Diocesana de Oeiras realizou o “Seminário Desafios e Inclusão no mundo do trabalho” no auditório do Frei Jordão referente ao projeto QualificAção que beneficia jovens com cursos técnicos profissionalizantes em Oeiras e nas cidades que pertencem à diocese da referida cidade. 

O público alvo do evento foram os alunos dos cursos de Instalação e Manutenção de Ar-condicionado e Manutenção e Reparo de Celulares dos municípios de Simplício Mendes, Oeiras, Santa Rosa, Colônia e São Miguel do Fidalgo. A manhã começou com um café da manhã, música com Eduardo Sousa e uma oração guiada. 

IMG 0088

Alunos durante o seminário

Os jovens contaram com duas palestras, a primeira foi ministrada pelo agente de desenvolvimento de Oeiras, Eduardo Sousa, com o tema “juventude conectada”. A segunda foi com o padre Possidônio Barbosa, com o tema “desafios e inclusão dos jovens no mundo do trabalho”. 

IMG 0094

Padre Possidônio durante palestra

O momento das palestras propiciou a análise dos desafios da inclusão dos jovens no mundo do trabalho com o objetivo de estimular o empreendedorismo juvenil. Houve também o momento de trocas de experiências entre os alunos e egressos, com a participação de ex alunos do projeto que conseguiram montar seus próprios negócios. 

IMG 0073

Eduardo Sousa durante palestra

Os alunos egressos, Aureliano, do curso de Mecânica de Motocicletas, Raimundo Nonato, do curso de Instalação e Manutenção de Ar-condicionado e Bruno Veloso, do curso de Corte e Costura, compartilharam com os presentes suas experiências com o projeto e hoje são donos de seus próprios negócios. Raimundo Nonato atualmente está colaborando como professor na parte prática dos cursos realizados pela Cáritas, o que simboliza motivo de muita alegria e vitória para toda equipe da instituição que vê os alunos se tornando profissionais independentes e  contribuindo com o desenvolvimento local. 

IMG 0101

Ex aluno e agora professor da Cáritas, Raimundo Nonato

Estiveram presentes o secretário municipal de juventude de Oeiras, Júnior Miranda, secretário municipal de indústria e comércio de Oeiras, Adão Silva, a secretária de assistência social de Colônia, Ceiça Carneiro, o bispo da diocese de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre, o coordenador regional do ProPiauí, Gilmar Fontes, o coordenador da Fundação ASAS, Kaio Barros representando os parceiros de São Miguel do Fidalgo e os membros da diretoria da Cáritas, Carmelita Machado, Nilson Camêlo e padre Benedito e José Alberto.

IMG 0079

Bispo Dom Edilson

O gestor do Projeto QualificAção, padre Julielmo Marque conduziu o encerramento do evento com os agradecimentos e mística espiritual. O mesmo se diz muito contente com os resultados do primeiro seminário da Cáritas Diocesana de Oeiras.

Por Sheron Weide

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração