Pular para o conteúdo

80% dos pacientes que dão entrada na UPA de Oeiras apresentam sintomas da dengue e chicungunha

????????????????????????????????????

Conforme dados fornecidos pela administração da Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras (UPA), cerca de 260 pacientes são recebidos diariamente e deste total, uma parcela de 80% procura atendimento médico reclamando de sintomas relacionados à dengue e chicungunha.

Significa dizer que cerca de 208 pessoas estão dando entrada diariamente com suspeita de dengue e chicungunha.

Os sintomas mais comuns relatados pelos pacientes em se tratando da dengue são: febre, cefaleia, dor no corpo, dor nos olhos, erupção cutânea e manchas vermelhas no corpo.

Já em relação à chicungunha os sintomas mais comuns são: febre, dor nas articulações, sudorese, erupção cutânea (manchas vermelhas no corpo), coceira corporal e dor de cabeça.

A maioria dos casos são liberados sem a necessidade de indicação de internação, portanto, o número de internação de pacientes vítimas de dengue e/ou Chikungunya ainda é pequeno.

“No momento a UPA não está realizando exames para confirmar os casos, todos os casos notificados pelo serviço foram pelo critério clínico epidemiológico. Alguns pacientes já trazem exames realizados na rede particular, os demais são medicados na unidade, em seguida são liberados com prescrição de medicamentos para tratamento em casa e orientados a procurarem a rede de atenção básica para realizarem os exames”, informa a administração.

A recomendação é que o paciente procure a Unidade Básica de Saúde de referência para consulta e pegue o encaminhamento para exames, o município está fazendo coleta na Secretaria Municipal de Saúde às segundas, terças e quartas. O diagnóstico é feito através da sorologia e/ou isolamento viral.

 

Por Sheron Weide

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração