Pular para o conteúdo

Operação prende sete pessoas por desmatamento e caça ilegal

 

53e47a4977 mediaMais uma operação para barrar a ação criminosa de desmatamento ilegal no Piauí foi realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Semar), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil.  Os resultados da Operação Strike 2 foram divulgados na manhã desta quarta-feira (31), no Parque Zoobotânico. Foram presas sete pessoas por contrabando, caça de animais, desmatamento, além de porte ilegal de arma.  A operação de combate ao tráfico de aroeira, espécie em extinção foi concentrada no município de Morro Cabeça no Tempo, região sul do Piauí.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, a área entre Curimatá, Morro Cabeça no Tempo e Júlio Borges é um verdadeiro “Triângulo das Bermudas” para a ilegalidade. “É uma região de menor densidade populacional e com uma vegetação densa, por isso é preciso juntar esforços para combater os crimes”, pontua.

Após o levantamento de informações sobre o tráfico de aroeira, a equipe de fiscalização da Semar realizou incursões em diversas áreas da zona rural do município. Em uma delas, local denominado baixão da Altamira, um veículo foi flagrado realizando um carregamento de mourões de aroeira. O motorista foi autuado em R$ 1.500,00 (multa de acordo com o volume apreendido de 5 metros cúbicos) e o proprietário da terra receberá uma multa de  R$ 24 mil,  por danificar uma área de 80 hectares. O veículo (caminhão) também foi apreendido.

No total, foram apreendidas 120 toras de madeira ou 20 metros cúbicos, sendo a mesma transportada para Teresina e armazenada no Parque Zoobotânico, onde irá aguardar o devido processo administrativo.

“É importante destacar que a aroeira é uma espécie protegida de corte no Piauí através Decreto Estadual Nº 7.357/1988. Novas áreas de exploração foram mapeadas e serão fiscalizadas posteriormente”, garante Dalton Macambira.

Durante a viagem, policiais da PRF e Polícia Civil, acompanhados realizaram barreiras no município de Bom Jesus, onde apreendeu 07 armas de fogo de grosso calibre, 01 jacú e 01 veado, todos abatidos. Uma pessoa permanece presa aguardando o juiz estabelecer a fiança.

CCOM

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração