Pular para o conteúdo

Operação Parnaso: Polícia divulga gravações telefônicas que comprovam tráfico de drogas

 

Após nove meses de investigação, a Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã desta terça-feira, a Operação Monte Parnaso, que resultou na prisão de 26 pessoas acusadas de promover o tráfico de drogas em diversos municípios do Estado, principalmente nas cidades de Oeiras, Floriano, Picos e Teresina. De acordo com o delegado Leandro Ferraz, que comandou a operação, outras três pessoas são consideradas foragidas.

De acordo com a polícia, dois acusados realizavam o transporte das drogas, saindo de Teresina ou de Floriano, com destino à cidade de Oeiras, de onde as substâncias ilícitas eram distribuídas para outras cidades próximas. Os acusados de integrar a rede criminosa comercializavam três tipos de droga – maconha, cocaína e crack.

 

JamesGuerraLeandroFerrazDamascenoRibeiro 2012nov CiceroPortela
Os delegados James Guerra e Leandro Ferraz concedem entrevista à imprensa (Foto: Cícero Portela)

Durante as investigações, a polícia interceptou ligações telefônicas em que os suspeitos negociam os produtos ilícitos. Numa  das gravações, realizadas com autorização judicial, é possível identificar que o acusado Eric Clapton Teixeira Rodrigues recebe a encomenda de uma determinada quantia de cocaína, no valor de R$ 75, que deve ser levada de Teresina até Oerias.

Clique aqui para ouvir o trecho da gravação interceptada

Em outro telefonema, um usuário de Nazaré do Piauí oferece uma bicicleta nova em troca de 50 gramas de maconha. O traficante, do outro lado da linha, diz que não está interessado, mas, posteriormente, fala que vai pensar na proposta. Por fim, o consumidor afirma que vai fazer um serviço para “juntar mais dinheiro” e comprar a droga. (Ouça aqui a gravação)

Numa terceira ligação interceptada pela polícia, outro usuário encomenda droga de um traficante que o chama de “vereador”. Segundo o delegado Leandro Ferraz, um dos interlocutores da conversa foi, de fato, candidato a vereador nas eleições municipais deste ano, mas não conseguiu se eleger. (Ouça aqui a gravação)

Dentre os 26 presos, quatro já cumpriam pena em regime semi-aberto na Penitenciária de Oeiras. Eles se valiam da permissão para deixar a cadeia e infiltravam as drogas dentro do presídio, sendo distribuídas entre os detentos. “Saíam durante a manhã para trabalhar e retornavam à noite com as drogas”, revela Leandro Ferraz, titular da Delegacia Regional de Oeiras.

Ao apresentar o balanço da Operação Monte Parnaso, o delegado regional ressaltou que a atuação repressiva realizada pela polícia contra os traficantes não é suficiente para extirpar definitivamente esse problema do seio social. Ele destaca a necessidade de, paralelamente, serem desenvolvidas políticas públicas voltadas para o tratamento dos dependentes químicos e para a prevenção, de maneira a evitar que novas pessoas se tornem usuárias. “Nosso trabalho não é único. Ele tem que ser feito tanto na repressão à oferta quanto na repressão ao consumo, por meio da prevenção e do tratamento das pessoas que se encontram dependentes desse tipo de substâncias”, pondera Leandro Ferraz.

 Boa parte dos mandados de prisão da Operação Parnaso foram cumpridos na cidade de Oeiras. A relação com os nomes dos presos foi divulgada no site da Polícia Civil. A saber: Marcos André Leal da Silva, Deusicleny Wesley Vieira de Sousa, Marcos Marciel Leal da Silva, Erivaldo Carvalho da Silva, Edilmerson Tiago da Silva Miranda, Welson César Bezerra Isidorio, Cleto Rodrigues de Sousa, Demontie Luz Pereira, Jefferson driano Cardoso da Silva, Beneditodos Santos e Silva, Jânio Marques de Andrade, Marcos Roniel da Silva Santos, Alexandre Henrique Pinheiro, Tiago Henrile Portela Gomes Leal, Erivan Rodrigues Gonçalves, Francisco Eduardo Leal da Silva, Gutemberg de Sousa, Arthur Divino Gomes, Raimundo José da Silva Neto, Ramon Sideral Gomes dos Santos Souza e Handerson Marcelo Valentin, além de um homem identificado até o momento como “Gordo da borracharia”.

Na cidade de Picos, enquanto executavam um mandado judicial de busca e apreensão, os policiais prenderam José Ferreira Filho, por porte ilegal de arma de fogo. Em Nazaré do Piauí foi preso Luiz Fernando Costa Sousa, e em Floriano foi detido Gilberto Lopes Salgado.

Eric Clapton, um dos que realizava o transporte das drogas, foi preso em Teresina.

O delegado Leandro Ferraz lembra que, nos últimos quatro anos, esta já é a quarta operação de combate ao tráfico de entorpecentes coordenada pela Delegacia Regional de Oeiras. Em 2009 ocorreu a Operação Morro do Leme, em 2010 foi deflagrada a Operação Moisianite e, por fim, em 2011 a Polícia Civil executou a Operação Praga de Justiniano.

Com informações do Portal O DIA

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração