Pular para o conteúdo

TRE já cassou 68 vereadores por infidelidade partidária no PI

 

foto2012112694931Nada menos que 68 parlamentares no Piauí já foram cassados sob advento da regra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem trocou de partido a partir de 27 de março de 2007 está sujeito à perda da cadeira porque, segundo o TSE, o mandato pertence ao partido e não ao candidato eleito. Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decretou a perda dos mandatos eletivos dos vereadores Educarlos Ferreira, de Nova Santa Rita, e Francisco Onofre de Santana, de São João do Arraial, por infidelidade partidária em razão de desfiliação sem justa causa.

A Resolução TSE nº 22.610/07 prevê apenas quatro hipóteses para a mudança de partido: em caso de fusão ou incorporação por outro; se houver criação de nova agremiação; mudança substancial ou desvio do programa partidário; ou ainda se ocorrer grave discriminação pessoal do mandatário.

Educarlos saiu do PSB e foi para o PT, e Francisco Onofre deixou o PDT e foi para PTB. Os pedidos de decretação de perda dos mandatos foram formulados pelo Procurador Regional Eleitoral, com as respectivas relatorias do juiz Agrimar Rodrigues de Araújo e do desembargador Sebastião Ribeiro Martins.

Os juízes consideraram, dessa forma, procedentes os pedidos de forma unânime e determinou as comunicações das decisões aos respectivos Presidentes das Câmaras de Vereadores daqueles municípios. No prazo de dez dias deverá ser empossado o primeiro suplente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para substituir a Educarlos Ferreira, bem como o 1º suplente eleito pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), em substituição a Francisco Onofre.

Gleyca Lima. Com informações do Diário do Povo/Sul do Piauí

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração