O governador Rafael Fonteles (PT) afirmou, nesta sexta-feira (1), que o aplicativo Piauí Saúde Digital é uma revolução na saúde pública não só do estado, mas do Brasil e do mundo. Na avaliação do gestor, a plataforma facilita e amplia o acesso dos piauienses às consultas médicas. A declaração do governador ocorreu durante entrevista exclusiva a TV Cidade Verde.
“O aplicativo Piauí Saúde Digital tem sido uma revolução em termos de saúde pública no Brasil e no mundo. O povo do Piauí, a partir do seu celular, pode ter acesso à consulta médica gratuita 24h por dia e em sete dias da semana. Um clínico geral que faz esse primeiro atendimento. Basta baixar esse aplicativo na Play Store para ter acesso. Você recebe a consulta com menos de 20 minutos, e já tem um médico atendendo a pessoa que se cadastrou. Veja como isso facilita a vida da população, especialmente aquelas que moram distante dos grandes centros médicos do estado do Piauí”, destacou o governador.
O aplicativo Piauí Saúde Digital foi lançado na última segunda-feira (28). Além de consultas, a ferramenta também disponibiliza funções para a checagem de alguns dados vitais do paciente, como pressão arterial, nível de estresse mental e frequência cardíaca.
Segundo o governador, o aplicativo é um reforço ao programa Piauí Saúde Digital, que atualmente já está disponível em um total de 1.169 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 222 municípios piauienses, acabando com a superlotação de hospitais e reduzindo as filas de espera. Apenas Teresina e Parnaíba ainda não fizeram a adesão.
“80% dos problemas serão resolvidos dessa forma, deixando de lotar os hospitais, que vão se ocupar mais com os problemas de mais alta complexidade. Dessa forma a gente está contribuindo para fazer um SUS público, gratuito e de qualidade em todo o estado”, disse o governador.
Segurança Pública
Rafael Fonteles ainda destacou a reunião de quinta-feira (31) em Brasília com o presidente Lula e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ocasião em que se discutiu a proposta do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.
O gestor considerou positivo o fato de todos os governadores terem sido convidados para o início do debate acerca do assunto. Entre os principais pontos da iniciativa, Fonteles citou a importância da integração dos estados, coordenados pela União.
“Não faz sentido cada estado brasileiro, por exemplo, tratar os boletins de ocorrência e procedimentos policiais, de maneira diferente um do outro. Isso dificulta a integração entre os estado e a União”, ressaltou o governador do Piauí.