A Novo Nordisk informou nesta quarta-feira (06/11) que cópias dos medicamentos Wegovy e Ozempic provocaram ao menos 10 mortes e 100 hospitalizações nos Estados Unidos. A farmacêutica pediu que o país proíba versões manipuladas feitas em farmácias de manipulação.
Durante coletiva de imprensa, o diretor financeiro da Novo Nordisk, Karsten Munk Knudsen, destacou preocupações sobre a segurança dessas versões manipuladas. Nos Estados Unidos, farmácias de manipulação podem produzir cópias de medicamentos em falta, alterando ou misturando ingredientes para atender à demanda.
Wegovy e Ozempic, ambos em escassez no país recentemente, são amplamente usados off label para perda de peso. Knudsen afirmou que a empresa analisou produtos de farmácias de manipulação e identificou diversas preocupações de segurança, além de relatos de hospitalizações e mortes.
Embora todas as dosagens de Ozempic e Wegovy tenham sido aprovadas, a dificuldade de encontrá-los levou à produção por farmácias de manipulação. A Novo Nordisk investiu para ampliar sua capacidade de produção e está em diálogo contínuo com a FDA para sair da lista de escassez.