Pular para o conteúdo

Antes de visita ao estado, Ministro reafirma que PI está livre da doença

O estado do Piauí será reconhecido como uma área livre a febre aftosa. Esse resultado é consequências de inúmeras campanhas de vacinação realizadas nos últimos anos, que fizeram com que a região fosse considerada de médio risco da doença.

Este anúncio foi divulgado na manhã deste domingo (18) no portal de noticias Globo.com, onde o ministro da Agricultura, Antônio Andrade (foto abaixo), anunciou o nome de oito estados brasileiros que serão reconhecidos como áreas livres de febre aftosa. O anúncio foi feito no município de Paragominas, durante a assinatura da instrução normativa, onde considera o Norte do estado do Pará livre da doença.

 

Apesar de seu pronunciamento antecipado neste domingo, o ministro já confirmou sua vinda ao Piauí para assinar a portaria de reconhecimento de zona livre de febre aftosa para o estado. Sua visita esta marcada para acontecer no próximo dia 21, quarta-feira, no Palácio de Karnak.

 

Ministro

Veja abaixo a matéria na integra:

Ministro da Agricultura anuncia mais oito estados livres da febre aftosa


O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, anunciou neste domingo (18) em Paragominas (PA) que mais oito estados brasileiros, nas regiões Norte e Nordeste, serão reconhecidos como áreas livres de febre aftosa.

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que atinge principalmente, bovinos, bubalinos e suínos. A doença não atinge cavalos nem seres humanos. Os registros de casos da doença geram prejuízos econômicos ao país por dificultarem a exportação de carne e por provocarem perdas na eficiência produtiva.

Segundo o ministério, com a ampliação da zona livre de aftosa, 99% do rebanho nacional (cerca de 205 milhões de cabeças) de bovinos e bubalinos (búfalos) passam a ficar em regiões livres da doença, segundo o ministério.

O anúncio foi feito durante a assinatura da instrução normativa que torna o norte do Pará livre da doença – o sul do estado já possuía esse status. Nos próximos dias, o ministro deverá assinar o termo que reconhecerá como livre da aftosa os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Com isso, somente Amapá, Amazonas e Roraima continuarão como áreas consideradas infectadas. Mesmo com as mudanças, todos os estados precisam manter o calendário de vacinação contra a doença. Atualmente, Santa Catarina é o único estado considerado livre da febre aftosa sem vacinação.

O reconhecimento dos novos estados se deu após auditorias do Ministério da Agricultura que envolveram 68 mil animais em 1,9 mil propriedades, onde foram comprovadas a ausência do vírus da doença.

Reconhecimento internacional
De acordo com o ministério, em outubro deste ano a pasta enviará pedido à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para que a zona envolvendo os oito novos estados livres da febre aftosa tenham reconhecimento internacional.

“Quando esses estados forem certificados pela OIE, 78% do território nacional será reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa, diminuindo as restrições de trânsito interno e possibilitando a abertura de vários mercados ainda inacessíveis para os produtos dessa zona”, disse o ministro, segundo informou a assessoria de imprensa do ministério.

Globo.com

Comentários
Publicidade
Links

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração