Quase 22 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter o pagamento suspenso no Piauí. Para evitar isso, é necessário fazer até o dia 31 de dezembro a prova de vida e a renovação de senha. O objetivo é evitar fraudes e repasses indevidos.
“É um processo habitual que acontece anualmente. A renovação é feita nos bancos onde o beneficiário recebe o pagamento. É necessário levar documento de identificação com foto”, explica o chefe da sessão de atendimento do INSS no Piauí, William Machado.
Os beneficiários que não puderem comparecer nas agências bancárias por doença ou dificuldades de locomoção podem realizar o procedimento por meio de um procurador cadastrado no INSS.
Os 22 mil beneficiários que ainda não renovaram seus cadastros representam cerca de 4% do total de aposentados e pensionistas do Piauí. “O estado tem 585 mil segurados. Desse total, 4% não fizeram a renovação. Casso percam o prazo, terão o benefício suspenso até ser renovado”, esclarece William Machado.
Mesmo assim, o chefe de atendimento do INSS evita alarmismo. “Sempre que houver suspensão de benefício, faz-se o pagamento retroativo assim que a renovação for feita. Nesse cenário, a possibilidade de fraudes é mínima”, finaliza.
Fonte: Cidade Verde