Esta é a 4ª vez que o prefeito do município de Esperantina, Lourival Bezerra (PSDB) e vice o Joe Alcântara tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Os gestores são acusados de abuso de poder, captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e fraude eleitoral.
A ação contra o prefeito e vice-prefeito que motivou a impugnação do mandato foi movida pela candidata Vilma Amorim (PT), que ficou na 2ª colocação durante as eleições e deve assumir a prefeitura após a cassação de Lourival Bezerra.
Neste último processo, o Tribunal Regional Eleitoral confirmou as decisões anteriores que determinavam a cassação do prefeito. O processo ainda conta com depoimento de testemunhas que afirmam terem visto o gestor destribuindo brindes em troca de votos.
Contra o vice-prefeito Joe Alcântara, existe a denuncia que o gestor utilizava de sua profissão de médico para conseguir votos. Ele realizava consultas em sua própria residência com o intuito de conseguir votos.
A decisão ainda decretou que os parlamentares fiquem inelegíveis por oito anos, a contar da data das eleições. Após os processos, Lourival Bezerra para se livrar da cassação, poderá recorrer em terceira instância ao Tribunal Superior Eleitoral.
Com isso fica a decisão judicial que a segunda colocada das eleições de 2012, Vilma Amorim (PT) e seu vice Jânio Filho devem tomar posse dos cargos imediatamente.
Fonte: Portal AZ