Alguns candidatos nas eleições deste ano não informaram na prestação de contas gastos em viagens realizadas durante a campanha eleitoral, o que pode levar a reprovação de alguns candidatos eleitos. A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE), que confrontou informações divulgadas nas redes sociais dos candidatos com a prestação de contas encaminhada ao órgão.
De acordo com Raquel Fé, coordenadora do Controle Interno do TRE montou uma comissão para acompanhar a agenda de candidatos através do Facebook e outras redes sociais. “No Facebook, os candidatos publicavam fotos de viagens a cidades do interior e na prestação de contas entregue ao TRE, não constava gastos com combustível, hospedagem, aluguel de carros ou frete de avião” – explicou Raquel.
Após perceber as irregularidades, os candidatos foram notificados pelo TRE e estão sendo obrigados a justificarem os gastos nas viagens. De acordo com o órgão, boa parte dos candidatos notificados apresentaram justificativas informando que houve doação de veículos para a viagem e corrigiram as falhas.
O TRE volta a julgar prestações de contas de candidatos amanhã. Os candidatos que tiverem prestações de contas reprovadas não poderão ser diplomados no dia 19 de dezembro.
Fonte: Portal O DIA