Pular para o conteúdo

Por doping, UFC deve tirar Anderson do TUF Brasil e já estuda substituto

1423017335339O flagra de Anderson Silva em um teste surpresa antidoping não manchou apenas sua participação no UFC 183, em que bateu Nick Diaz por pontos em Las Vegas. O reflexo também atinge o ex-campeão dos médios em um importante compromisso futuro, e a que ele já começava a se dedicar: a participação como técnico do TUF Brasil 4, o reality show do UFC. O UFC quer tirar o Spider da produção, mas para isso terá de lidar com patrocinadores que apostaram muito no programa. A organização já estuda opções para substituir o astro.

As gravações do TUF Brasil 4 começaram imediatamente após o UFC 183, na segunda-feira. Assim, a notícia do doping de Anderson Silva pegou a todos de surpresa, e no meio de um dia de trabalho do reality show.

Segundo o blog apurou, ele recebeu a notícia durante as gravações. Lá, negou que tenha usado qualquer substância para melhorar a sua performance – os resultados do teste antidoping colhidos em 9 de janeiro indicaram a presença de anabolizantes, drostanolona e androsterona, uma forma de testosterona. O Spider ainda afirmou que conversará com sua equipe para tentar entender o que pode ter resultado em um teste positivo.

Dito isso, vamos aos fatos que circulam nos bastidores e que devem resultar na saída de Anderson do programa e em sua substituição por outro lutador.

Apesar de ter se pronunciado sobre o doping, o UFC não falou sobre a participação de Anderson no reality show. Mas a organização quer sua saída, já que o programa é uma das suas maiores vitrines. Seria muito ruim ter como principal estrela e, mais ainda, tutor de jovens promessas do MMA, um lutador pego com anabolizantes no seu organismo.

A questão agora é como o Ultimate fará para tirar Anderson do programa de forma honrosa, e quem entrará em seu lugar.

Dois nomes despontam, com um favorito: Lyoto Machida. O ex-campeão dos meio-pesados é o melhor nome, está morando nos Estados Unidos e tem apelo, principalmente pelo fato de o técnico rival ser Maurício Shogun. Mas há problemas. Sua participação atrapalharia a preparação para o combate contra Luke Rockhold, em 18 de abril, nos EUA, em um card importante para o Ultimate. Além disso, sua entrada no programa faria os fãs exigirem uma terceira luta contra Shogun, o que nenhum deles parece ter intenção neste momento – o próprio Lyoto sequer está lutando na mesma categoria de Shogun hoje em dia.

Outra opção seria usar Vitor Belfort, que também mora nos Estados Unidos e também é um nome forte para a organização, tendo inclusive sido técnico no primeiro TUF Brasil.

Por fim, há um grande problema para a saída de Anderson Silva, que precisa ser conversado e contornado pelo UFC para que a organização concretize a substituição no reality. A Budweiser, patrocinadora do Spider, também é a principal apoiadora do programa e foi a empresa que teve o maior destaque no marketing do UFC 183. A marca de cerveja gastou muito com Anderson e o Ultimate, incluindo para aparecer no TUF, e pode tentar dificultar uma troca do ex-campeão.

Se Anderson não deixar o programa, será porque os gerenciadores de crise do UFC e da Budweiser encontraram uma maneira inesperada de explicar o doping, limpando um pouco a barra do astro do MMA.

Fonte: UOL

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração