Pular para o conteúdo

APAE de Oeiras promove a Semana Nacional da Pessoa com deficiência

A inspiração é um dos principais sentimentos capazes de mover o mundo, pois propicia ao ser humano buscar o seu melhor diariamente. Embora seja um singular start, sozinha não é capaz de vencer os vários obstáculos existentes e, consequentemente, promover a verdadeira transformação. Mas, se aliada à atitude, a chave-mestra que abre portas e constrói pontes, os desafios são superados e os sonhos se tornam possíveis. Alicerçada nesse entusiasmo e propósito, a fim de dar início a uma nova etapa na história do Brasil, a APAE de Oeiras promove a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2022 que enfatizará a necessidade do empenho de toda a população na luta pela eliminação das barreiras intransponíveis para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. A semana contará com uma série de atividades.

Neste ano, a campanha terá como tema “Superar barreiras para garantir inclusão”. O assunto tem por propósito chamar a atenção dos brasileiros para frisar que, apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, nas quais a organização atuou na linha de frente, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências, mesmo o artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) afirmando: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.
Mas, infelizmente, são inúmeras as barreiras que impedem a plena inclusão de mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, colocando-as à margem da sociedade. São elas: urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e na informação e as tecnológicas. Porém, as que causam maior impacto são as atitudinais, que se referem a atitudes e comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
Ignorância, medo, rejeição, percepção de menos-valia, inferioridade, piedade, adoração do herói, exaltação do modelo, percepção de incapacidade intelectual, efeito de propagação (ou expansão), estereótipos, compensação, negação, substantivação da deficiência, comparação, atitude de segregação, adjetivação, particularização, baixa expectativa, generalização, padronização e assistencialismo e superproteção integram os diferentes tipos das barreiras atitudinais.
Presentes no dia a dia, mesmo em pleno o século 21, essas barreiras são as mais comuns e estão firmadas ? sejam explícitas ou não, sejam intencionais ou não -, por exemplo, em ações, omissões e discursos preconceituosos, pejorativos e estigmatizados que, devido às suas capacidades de inibir, coibir, oprimir, desencorajar, entre tantos outros fatores negativos, ocasionam a exclusão e a segregação das pessoas com deficiência nos ambientes sociais, tais como nas escolas e no mercado de trabalho, e até nos lares.
E para que esse sonho se realize, é necessário trabalhar pela conscientização inclusiva, para que possa despertar na população não somente uma reflexão, mas que se inspire e aja com determinação para identificar e colocar um ponto final em ações, comportamentos e concepções que desagregam e se materializam em muros nas mentes e nos corações dos brasileiros. Pois só assim, com a desconstrução das barreiras, sobretudo em relação às atitudinais, a partir da disposição de toda a sociedade em considerar as necessidades das pessoas com deficiência, teremos um país inclusivo.
A APAE de Oeiras é uma organização social sem fins sociais ( OS)- Uma organização não governamental (ONG) cuja missão é trabalhar na defesa dos direitos sociais das pessoas com deficiências ,com o propósito de promover a inclusão destas pessoas na sociedade através do processo educacional, da saúde e social.
images%20(2)(1)
Foi fundada em 01 de março de 1986 e é mantenedora de vários serviços através da Escola de Educação Especial Socorro Madeira Campos e Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual Tipo II Alina Nunes.
A escola de Educação Especial Socorro Madeira Campos é credenciada pelo MEC na modalidade de Educação Especial e conta com um quadro de administrativo e docente especializado para atender alunos com deficiência intelectual e múltipla
O CER II da APAE de Oeiras è habilitado pelo SUS para atender os municípios do Vale do Canindé e conta com serviços de ortopedia, psiquiatria, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, enfermagem, serviço social. A demanda atendida è em média 700 pacientes ao mês e é referência nos serviços prestados a todo o Estado do Piauí. Tornando-se orgulho para o nosso território que pode contar com um serviço de média e alta complexidade para as pessoas com deficiência com uma qualidade extrema.
 APAE é composta por uma diretoria executiva, diretoria administrativa, conselho fiscal, diretoria Social, diretor de patrimônio, procuradoria jurídica e auto defensoria. Todos estes cargos são preenchidos através de eleição, onde os associados escolhem os que vão dirigir a Associação.
O atendimento é de 07h-18h, com alimentação escolar, além de distribuição de toneladas de alimentos advindos de programas sociais para cidadãos em situação de vulnerabilidade social e outras parcerias.
images(1)
Como o atendimento é de média e alta complexidade, é um serviço referenciado, ou seja, a atenção básica ou qualquer outro profissional referencia o usuário para instituição, que possui seu serviço de triagem para determinar o enquadramento ou não segundo as normativas do Ministério da Saúde. Hoje no município, bem como no Território de Desenvolvimento do vale do Canindé, a referência é feita pelas centrais de referência de cada município. Atende uma média de 600 a 800 usuários, tendo sido por diversas vezes reconhecida pela qualidade do serviço prestado por diversos órgãos como a Federação Nacional das Apaes e o próprio Ministério da Saúde.
Está localizada a Av José Tapety SN. Telefone para contato (89) 99418-7576.
Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração