Pular para o conteúdo

Arcturus: médicos alertam para novos sintomas de variante da Covid

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou, em 17 de abril, a classificação da Arcturus (XBB.1.16) para variante de interesse. A vantagem de transmissão sobre as outras subvariantes do coronavírus e a capacidade de driblar o sistema imunológico fizeram com que ela entrasse no radar de alerta da entidade.

Com o aumento de casos de Covid-19 relacionados à Arcturus, mais pessoas têm relatado novos sintomas da infecção viral: coceira e sensação de viscosidade nos olhos. Segundo pediatras da Índia, os pacientes – principalmente as crianças – também apresentam febre alta e tosse.

Os sintomas ainda são considerados raros, mas os médicos alertam que eles devem ser levados em consideração na avaliação dos pacientes, pois podem ser facilmente confundidos com manifestações de outras infecções virais.

Arcturus (XBB.1.16) no mundo

A variante Arcturus foi detectada pela primeira vez na Índia, em 23 de janeiro deste ano. Desde então, ao menos 31 países registraram casos de Covid-19 provocados por ela.

As autoridades afirmam que, embora a Arcturus tenha características que facilitem a transmissão global e contribuam para o aumento na incidência de casos, até o momento “não há sinais de um aumento na gravidade [da doença]. A avaliação inicial de risco XBB.1.16 está em andamento e deve ser publicada nos próximos dias”, informou a OMS em uma atualização epidemiológica publicada no dia 20 de abril.

 

 

 

Fonte: Metrópoles

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração