Pular para o conteúdo

Assessoria de W. Dias ingressa com representação contra Myrian Lago

A assessoria jurídica do senador Wellington Dias (PT) vai ingressar ainda hoje (19) com representação contra a promotora eleitoral Myrian Lago, da 1ª Zona, por postagens em seu Twitter que considera ofensivas à imagem do senador. Os advogados querem que a promotora seja responsabilizada disciplinarmente pelas publicações.

Myrian Lago é a promotora que pediu a impugnação do registro de candidatura de Wellington Dias à Prefeitura de Teresina. Mas, o advogado Alexandre Nogueira, da assessoria jurídica de Wellington, afirma que a defesa não irá pedir o afastamento da promotora desse processo, mas tão somente oficiar os órgãos fiscalizadores sobre as postagens na rede social.

myr

“Nós vamos relatar oficialmente aos órgãos que têm o dever de zelar pelo cumprimento da lei, para que ela seja responsabilizada disciplinarmente. Não vamos pedir a suspeição, até porque entendemos que isso vai atrasar o andamento do processo. Não queremos isso. Acreditamos que nossa tese de defesa é forte. Quero deixar bem claro que isso não é estratégia da defesa. Não traz nenhum benefício para o pleito eleitoral”, destacou Alexandre Nogueira.

Segundo ele, a representação será protocolada nas próximas horas, junto à Procuradoria Regional Eleitoral, à Procuradoria Geral de Justiça e ao Conselho Nacional do Ministério Público.

Nogueira diz que só tomou conhecimento das publicações na noite desta quarta-feira (18), por meio da imprensa. A assessoria jurídica do senador entende, ainda, que algumas postagens da promotora no Twitter demonstram intimidade com o candidato Firmino Filho (PSDB), um dos concorrentes de Wellington no pleito à Prefeitura de Teresina.

firm2

“Não é, do nosso ponto de vista, comportamento adequado para uma promotora eleitoral. Deveria ser obrigação dela não atuar em processos em que ela, claramente, tem opinião formada. Pelo visto, há interesse de uma parte, que é o PSDB, que é íntimo da promotora”, ressaltou o advogado.

Apesar de o pedido da assessoria jurídica não ser para afastamento da promotora, Alexandre Nogueira acredita que isso irá acontecer naturalmente. “Ela está numa situação complicada, porque externou seu posicionamento contra o PT, se aliou a terceiros que denegriram a imagem de Wellington Dias, quando retuitou ‘índio cara de pau’. Eu acredito que ela deve ser afastada para que os candidatos possam concorrer em igualdade de condições. Se o MPE assim entender, ela pode ser afastada da função e outro promotor será nomeado para ficar em seu lugar”, afirmou.

A postagem que se refere a Wellington como “índio cara de pau” foi publicada por outro usuário da rede e depois reproduzida por Myrian Lago. Nogueira aponta a possibilidade de a promotora ser responsabilizada criminalmente, pela prática de racismo. “Se ela retuitou, é porque concordou. Está incorporando à sua conta pessoal aquele tweet. Em se tratando de crime, é o Ministério Público que cuida disso. Nós entendemos que merece ser analisado”, pontuou.

Portal O Dia

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração