Pular para o conteúdo

Autoescolas do Piauí ignoram uso de simuladores

Com a prorrogação do prazo para adequação das autoescolas aos simuladores de direção dada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os proprietários de autoescolas de todo o país têm até o dia 30 de junho deste ano para atuarem de acordo com a lei. No Piauí, as autoescolas ainda não e adequara à medida e esperam que o Projeto de Decreto Legislativo seja aprovado na Câmara dos Deputados e anule a determinação do Contran.

 

O Decreto Legislativo 1263/2013, de autoria do deputado federal Marcelo Almeida prevê a anulação da resolução nº 444 de 25 de junho de 2013 do Contran, que determina que os candidatos em processo de habilitação na categoria B façam cinco aulas de meia hora no simulador antes da prática nas ruas.

 

Os conselheiros do Contran avaliaram a necessidade de dar um novo prazo depois de apreciar o relatório das visitas realizadas pelo Denatran Departamento Nacional de Trânsito e, enquanto isso, os donos de autoescolas ainda não adquiriram simuladores, tanto pela incerteza da decisão, quanto pela inviabilidade dos gastos com a aquisição de um simulador.

Foto: Arquivo O Dia

edp2f1 odia editada1392804245
O prazo para adequação foi prorrogado até junho e proprietários esperam anulação de norma

O Contran, ciente da reivindicação das autoescolas, ainda admite que três autoescolas usem o mesmo simulador. Acontece que o Piauí tem um total de 130 autoescolas e são necessários, no mínimo, 40 simuladores para atender a demanda de todo o estado.

 

De acordo com o presidente das autoescolas do Piauí, Igo Camarço, é possível que os custos com os simuladores sejam repassados aos alunos. Ainda segundo o presidente do sindicato, a empresa que disponibiliza os simuladores já visitaram várias autoescolas para demonstrar o funcionamento do equipamento, mas alguns problemas ainda foram detectados, como conectividade e fornecimento de energia adequado.

 

“Para que o simulador trabalhe de forma eficaz, é preciso que o aparelho seja utilizado apenas por 60 alunos. Então, essa decisão de admitir que três autoescolas utilizem o mesmo simulado acaba atingindo, no máximo duas autoescolas que apresentam poucos alunos, pois a maioria das turmas tem 25 alunos”, explica. Igo Camarço ainda reitera que os proprietários ainda esperam que o Decreto seja aprovado e a Resolução anulada e, somente após a decisão definitiva é que deverão se adequar à obrigatoriedade.

Portal O DIA

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração