Pular para o conteúdo

Barco com surfistas brasileiros naufraga na Indonésia

666a6b86d7b81f2e590f6e695b7598a2

Surfistas brasileiros passaram por um susto nesta sexta-feira, na Indonésia. A caminho das ilhas Mentawai, o barco Alyssa, onde estavam os surfistas de ondas grandes Felipe Cesarano, o “Gordo”, e Pedro Scooby, não resistiu ao mau tempo, com ventos fortes, sofreu uma avaria no casco e teve de ser abandonado. Todos os passageiros e o capitão foram resgatados depois de ficarem à deriva em alto-mar.

Depois do resgate, Gordo, em rápido contato com o GloboEsporte.com, explicou o susto:

– Nosso barcou começou a afundar. Esava muito grande, o mar. Quebrou o casco, aí começou a entrar água. Veio um barco de apoio. Começamos a fazer as mudanças. As mulheres foram primeiro. Quando fomos pular para o barco de apoio com as pranchas, a corda que estava rebocando entrou na hélice do barco de apoio. Aí escureceu, a correnteza começou a afastar a gente. Ficamos umas três horas à deriva, à noite – relatou o surfista.

Numa rede social, Pedro Scooby também comentou o episódio:

– O dia foi intenso aqui. Só para dizer que, se vocês ouvirem alguma notícia por aí de um naufrágio, que está tudo bem. Estão todos são e salvos. Foi um susto, mas graças a Deus deu tudo certo. Todo mundo mandando mensagem para a família. É isso, nessa hora a gente só pensa nisso, na família e estar vivo. Para vocês ficarem sabendo o que aconteceu, a gente naufragou com o barco, o barco começou a afundar à noite ainda. Graças a Deus, de manhã a gente conseguiu tirar água do barco. A guarda costeira veio salvar a gente. Infelizmente, no final do resgaste, a gente perdeu cinco pessoas, naufragadas em cima de prancha, mas a gente conseguiu chegar até eles por causa de uma lanterna que eles tinham na mão. E ficou todo mundo vivo. Graças a Deus todo mundo bem. Estamos encostando aqui num porto numa ilha da Indonésia. Acho que o mais importante mesmo, depois de um dia desses, no fim de um dia desses, é agradacer, levar as mãos para o céu. Todos com saúde, todos vivos, é o mais importante – relatou Scooby.

Alyssa (veja foto do barco abaixo) saiu do porto de Padang, em Sumatra, na última quinta-feira rumo às ilhas Mentawai para um período de surfe e diversão – é comum brasileiros organizarem “trips” locais com ondas perfeitas. O tempo, porém, não colaborou, e o barco não resistiu. Gordo e Scooby não conseguiram pular para o barco de apoio com o restante da tripulação e ficaram à deriva por três horas esperando resgate.

O resgate conseguiu achar os brasileiros por causa de uma lanterna que estava na bagagem, já que anoiteceu enquanto eles estavam no mar.

– Sorte que estávamos com uma lanterna boa. Depois de três horas, vi a luz deles procurando a gente com o refletor, e eles viam nossa luz. Quando conseguiram tirar a corda do motor, o barco andou e conseguiram tirar a gente. Contávamos só com alguém resgatar a gente. Íamos ficar à deriva sei lá até quando – completa Gordo.

Gordo, Scooby, mais três surfistas e o capitão foram os que permaneceram mais tempo esperando ajuda. Os seis, depois de Alyssa ficar comprometido, tiveram de aguardar a marinha em uma jangada resistindo ao mau tempo e sem sinal com o restante da tripulação. Os demais passageiros foram resgatados antes.

– A primeira notícia que chegou era de que o barco tinha afundado. Consegui contato com a esposa do Felipe (Oliveira). Ela foi resgatada e já está no barco da marinha. Mas o Felipe, o Gordo, o Munga, o Miguel e o capitão estão à deriva numa pequena jangada – relatou o surfista brasileiro Ian Cosenza, que mora na Indonésia e encontraria os amigos nesta sexta-feira.
Pouco tempo depois, porém, Cosensa recebeu a notícia de que todos tinham sido resgatados pela marinha local e estavam bem. Ele explicou que o porto chegou a ser fechado nesta sexta, depois que Alyssa já tinha saído rumo às Mentawai.

– Eu estou tentando tirar meu barco do porto, mas o capitão negou a saída de todo mundo por causa do mau tempo. Não quer nenhum barco na água. Então, estamos aqui tentando contato com os amigos que estão nas Mentawai por rádio, WhatsApp, Instagram, tudo… – completou.

Agora, Gordo e os demais brasileiros estão a caminho de terra firme. Tudo bem com os surfistas, apesar do susto.

Temporada histórica

Essa já é considerada uma das melhores temporadas de ondas na Indonésia. Nas últimas semanas, inclusive, um barco virou nas ilhas de Nias, a 125km do oeste de Sumatra. As ondas chegaram a 15 pés (4,5 metros) e causaram estrago: destruíram também uma torre de madeira e protagonizaram quedas assustadoras dentro d’água.

Fonte: Terra

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração