Pular para o conteúdo

Cajazeiras do Piauí realiza 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Foto: Rogério Silva

Após a adesão ao Selo UNICEF, o município de Cajazeiras do Piauí avança rumo à certificação com a realização do 1º Fórum Comunitário. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23, no auditório do Sindicado dos Trabalhadores Rurais.

“Este é um momento ímpar de construção coletiva e planejamento de políticas públicas que possam tornar mais digna a vida de cada adolescente no município. O 1º Fórum Comunitário é o momento estratégico do município para que ele se organize e planeje as ações de acordo com a sua realidade, olhando para os seus dados, seus pontos fortes e fracos e, principalmente, abrindo espaço para a participação cidadã de adolescentes, jovens, adultos e outras instituições”, disse o prefeito Alberto Silvestre.

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município de Cajazeiras do Piauí assumiu o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência.

O Selo UNICEF tem como objetivo estimular o município a otimizar recursos humanos e financeiros, qualificando a demanda e melhorando a oferta de políticas públicas direcionadas à infância e adolescência, em diálogo com os governos estaduais e federal.

A metodologia estimula e ajuda o município a construir um planejamento de acordo com as prioridades locais, de forma coordenada e intersetorial, como foco em resultados concretos.

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) é uma das ações do selo UNICEF e tem como proposta articular adolescentes para mudar os locais em que estão inseridos, por meio de formação e atividades de transformação.

A implantação de NUCA nos municípios faz parte da metodologia do Selo UNICEF para ajudar a garantir a voz e a participação das meninas e dos meninos nas decisões sobre questões importantes para os adolescentes. A iniciativa propõe oito desafios, pautados em assuntos como enfrentamento ao racismo, esporte seguro e inclusivo, direito à saúde sexual e saúde reprodutiva, entre outros. Os adolescentes são incentivados a promover discussões, criar campanhas junto à gestão municipal e sociedade, além de participar dos espaços de decisão de políticas públicas do município.

O Nuca é liderado pela mobilizadora Ideuvania Torres, que vê com muita esperança e otimismo o protagonismo juvenil no Selo UNICEF.

“Eu espero que nós possamos trocar experiências e conhecimentos para fortalecer e garantir a política pública para crianças e adolescentes, na sua garantia de diretos, e buscar a melhor forma de conduzir essa garantia para as crianças e adolescentes na ressignificação de sua vida, pra que possam almejar um futuro e não ter seus direitos violados”, afirmou.

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração