Pular para o conteúdo

Casal se acidenta ao tentar sacar Bolsa Família e é destaque nacional

Para um casal de agricultores do interior do Piauí, os boatos sobre o fim do Bolsa Família causaram mais transtornos do que filas ou empurra-empurra em bancos.
Em pânico após saberem dos rumores no último sábado (18), Júlia e Ademir de Sousa encararam quase 40 km até o banco mais próximo, mas atropelaram uma vaca e foram parar no hospital.
“Estava sem dinheiro, e com a roupa do corpo saímos para sacar. Foi um desespero”, diz Júlia, 32, moradora da zona rural de São Lourenço do Piauí (539 km de Teresina). Pelo telefone, uma cunhada prenunciara: a principal fonte de renda da família, os R$ 252 mensais do programa, iria acabar.
De moto, Júlia e o marido, de 39 anos, pegaram a estrada no início da noite rumo à agência da Caixa Econômica Federal em São Raimundo Nonato, a 38 km dali.
A visibilidade era pouca e a moto bateu em uma vaca a 2 km do destino. Os dois foram parar no meio da estrada. Júlia desmaiou e Ademir, aos gritos, conseguiu socorro com um motorista, que levou o casal até o hospital de São Raimundo.
Resultado: Júlia fraturou um braço, um pé e teve escoriações pelo corpo. Ademir machucou o ombro e ainda sentia dores três dias depois da batida. O casal teve alta no domingo (19), e a vaca morreu.
Com três filhos, a agricultora diz agora se preocupar com o futuro. “O médico disse que vou ficar seis meses sem trabalhar. Não posso nem triscar o pé no chão pelos próximos dois meses e só tenho gastos. Os remédios comprei fiado na farmácia.”
O casal complementa a renda com roças de arroz, feijão e milho. Com dificuldades para andar, Júlia tenta agora conseguir auxílio-doença.
“Fui fazer o curativo e a médica novamente me aconselhou ficar sem trabalhar. Como? Quem vai sustentar minha família?”, afirmou.
A convicção de que tudo era boato só veio anteontem, quando o casal viu a presidente na TV dizendo que o autor do rumor era “criminoso”. Em São Lourenço, cidade em que quase todas as famílias –são 4.429 moradores– recebem o Bolsa Família, a falsa informação correu até pelo rádio, diz ela.
Ainda sob efeito do trauma do acidente, Júlia fez aniversário anteontem –e disse ter rezado para que não passe por episódio semelhante. “Quem inventa uma mentira como essa não tem coração.”
Matéria foi destaque na Folha de São Paulo desta quarta-feira
Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração