Pular para o conteúdo

Cerimônia de abertura das Olimpíadas 2024: tudo o que você precisa saber

Cerimônia promete ser a mais bonita já realizada (Foto: Reprodução/Getty Images)

É anunciado como o maior show ao ar livre da Terra — um espetáculo tão grandioso que fechará o centro de uma cidade e seu espaço aéreo. A abertura das Olimpíadas de Paris deve mobilizar 45.000 policiais e outros agentes de segurança para garantir que tudo o que foi ensaiado em segredo por dois anos saia perfeito.

Mais de 10.000 atletas irão navegar pelo Rio Sena nesta sexta-feira, marcando o início do maior evento esportivo do planeta. A França já deixou claro que a cerimônia de abertura promete ser a mais ambiciosa já realizada. A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre o evento histórico.

ONDE ASSISTIR

A cerimônia começa a partir das 14h30 (horário de Brasília) e terá transmissão de TV Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV.

O QUE ACONTECE DURANTE A CERIMÔNIA DE ABERTURA

No início, a bandeira francesa será hasteada e o hino nacional francês será tocado. O ponto alto da cerimônia será o Desfile das Nações, onde atletas de 206 países entrarão nos Jogos em barcos pelo Rio Sena.

Cerimônia de abertura das Olimpíadas 2024: tudo o que você precisa saber - Imagem 1
Percurso do passeio pelo Sena (Foto: The Guardian)

 

Este ano, ao contrário do tradicional desfile a pé no estádio, os atletas viajarão pelo Sena a partir da Ponte Austerlitz até o Trocadéro, passando por ícones de Paris como o Louvre e a catedral de Notre-Dame. No final do percurso, a tocha olímpica será acesa e o presidente francês Emmanuel Macron deve fazer um discurso.

Apesar de desafios como questões de segurança e poluição, as autoridades garantem que estão prontas para a cerimônia.

POR QUE ESSA CERIMÔNIA É HISTÓRICA?

A Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris 2024 será a primeira da história dos Jogos Olímpicos de Verão a acontecer fora de um estádio. Em vez da tradicional marcha dos atletas em uma pista de atletismo, o evento vai contar com um desfile fluvial no coração da capital francesa.

Os cais ao longo do rio Sena serão transformados em arquibancadas para o público. Esse formato ao ar livre faz de Paris 2024 a cerimônia de abertura com o maior público e cobertura geográfica na história da competição.

QUAL É O PERCURSO DO DESFILE?

A frota partirá da Ponte Austerlitz, perto do Jardin des Plantes, e navegará por seis quilômetros ao longo do Sena, passando por marcos históricos como a Catedral de Notre-Dame e o Museu do Louvre, além de locais dos Jogos, como a Esplanade des Invalides e o Grand Palais.

Os atletas, agrupados em barcos representando suas seleções nacionais, chegarão à frente do Trocadéro, a esplanada em frente à Torre Eiffel. Ali, serão realizados os protocolos oficiais, a pira olímpica será acesa e os Jogos Paris 2024 serão oficialmente inaugurados.

QUANTOS ATLETAS PARTICIPARÃO?

Cerca de 10.500 atletas, distribuídos em quase 100 barcos, irão deslizar pelo Sena durante o desfile. O maior dos 206 Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) terá embarcações próprias.

Câmeras a bordo de cada embarcação permitirão que os espectadores vejam os atletas de perto.

QUAIS SERÃO AS ATRAÇÕES E APRESENTAÇÕES PRINCIPAIS?

Embora a maior parte das atrações ainda seja um mistério, espera-se um espetáculo grandioso que mescle o tradicional e o moderno. Já foram citados nomes de Lady Gaga, Céline Dion e outras estrelas do pop, mas nada foi confirmado até o momento.

O QUE OS ATLETAS ESTARÃO VESTINDO?

Os atletas também terão a chance de brilhar com uniformes criados por marcas de luxo. Ralph Lauren, designer de longa data da equipe dos EUA, apresentará uma mistura de jaquetas formais com jeans para um visual descontraído. O estilista Giorgio Armani vestirá os atletas italianos com conjuntos casuais em azul escuro, enquanto a França colaborou com a marca de luxo Berluti para criar coletes e jaquetas que combinam com o visual geral de Paris 2024.

Outras nações, como Canadá, Grã-Bretanha e Suécia, optaram por uniformes mais atléticos, refletindo as cores de suas bandeiras nacionais.

Algumas seleções foram ainda mais detalhistas com seus trajes patrióticos. Os uniformes da Mongólia, criados por Michel&Amazonka, ganharam destaque nas redes sociais por seus bordados intrincados e silhuetas tradicionais.

O Brasil e a Guatemala também prometem chamar a atenção e reacender polêmicas. As jaquetas jeans brasileiras da Riachuelo apresentam animais nativos do país, enquanto a Jaspe Maya Moderno vestiu os atletas guatemaltecos com chapéus e bolsas folclóricas, criando uma impressão colorida no Sena.

 

 

Fonte: Meio News com informações do Olympics.com.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração