Pular para o conteúdo

China enviou mini-rover secreto para lado oculto da Lua com a missão Chang’e-6; entenda pretensões do gigante asiático

A China lançou, na última semana, mais uma missão para explorar a Lua. O país pretende coletar amostras do satélite natural da Terra, o que representaria um marco dentro de um ambicioso programa espacial destinado a levar uma missão tripulada ao satélite terrestre até 2030. O que ninguém sabia era que a nave está levando um rover secreto para a face oculta da Lua.

Uma foto do satélite em preparação para decolar revelou o equipamento, preso ao lado da nave que vai alunissar no próximo mês — mas o propósito do robô móvel permanece desconhecido. O objeto cinza, com rodas visíveis, foi rapidamente identificado como um robô que poderá andar pela Lua.

“Sim, parece que há um mini-rover não divulgado no lado do pousador Chang’e-6”, escreveu o jornalista Andrew Jones, que acompanha de perto o programa espacial da China, em uma postagem na plataforma social X.

Segundo uma declaração do Instituto de Cerâmica de Xangai, que forneceu vários componentes para a missão Chang’e 6, o rover possui um espectrômetro de imagem de infravermelho.

China lançou uma missão para coletar amostras da face oculta da Lua — Foto: Hector Retamal / AFP

Fonte: O Globo

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração