Pular para o conteúdo

China registra primeira prisão por notícias falsas geradas pelo ChatGPT

Um homem suspeito de usar o ChatGPT para gerar notícia falsa foi preso na província de Gansu, na China. Ele criou uma fake news sobre um acidente de trem.

O episódio marcou a primeira prisão, na China, provocada por uma investigação relacionada à Inteligência Artificial (IA).

A história, que afirmava que o acidente teria matado nove trabalhadores da construção civil na cidade em Gansu, teve mais de 15 mil cliques depois de ser publicada nas redes sociais, em 25 de abril, informou o departamento de polícia local da cidade de Pingliang.

Novas regras na China

A prisão é resultado de novas regras implementadas pelo país para combater informações falsas relacionadas a deepfakes.

As normas, que entraram em vigor no dia 10 de janeiro, têm o objetivo de restringir o uso de tecnologia de inteligência artificial para alterar o conteúdo on-line.

Um total de 25 contas da Baijiahao, uma plataforma da gigante de tecnologia chinesa Baidu, relatou o “acidente” com endereços IP de diferentes locais, de acordo com um comunicado da polícia.

A nota afirma que o suspeito, de sobrenome Hong, foi identificado e preso por forjar informações falsas depois que a polícia rastreou todas as contas, e descobriu que sua empresa estava envolvida.

Hong teria editado as notícias geradas pelo ChatGPT e as carregou na plataforma de propriedade do Baidu, informou a polícia local, acrescentando que as investigações continuam.

Fonte: G1
Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração