Pular para o conteúdo

Cidades do PI racionam água devido à seca; 209 estão em emergência

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, do PSB, afirmou em coletiva na manhã desta quarta-feira (31), que os municípios piauienses estão fazendo racionamento de água devido a forte seca.

Segundo o presidente, há cidades na região do semiárido que estão há dois anos sem chuvas. “A minha cidade, Vila Nova, está sem água e o racionamento é quase que permanente, pois os grandes reservatórios como Bocaina, Piaus estão praticamente secos”, afirmou Arinaldo.

Segundo o presidente da APPM, dos 209 municípios em situação de emergência devido a seca, somente 156 foram reconhecidos pelo Governo Federal. O presidente informou que está pedindo à Defesa Civil do Piauí, que agilize a documentação. Uma das reivindicações dos prefeitos, é que o governo Federal quebre o protocolo, para os municípios participem da definição de políticas públicas contra a seca e não deixe concentrado somente com o Estado.

 

Ele falou também, que a operação Carro-Pipa, feita pelo exército e governo do Estado, está acontecendo “razoavelmente bem”.

 

Mais Médicos

 

Na coletiva, Arinaldo informou que a APPM está dando apoio ao programa Mais Médicos. “É um programa excelente, e que os municípios não podem se dar o luxo de rejeitar um programa como este”, disse o presidente. Ele informou que 75% das cidades já aderiram.

Arinaldo esclarece que a prioridade do Governo Federal, é contratar médicos brasileiros, mas se não for atingida a meta, haverá a contratação de médicos estrangeiros. No Piauí o salário é de R$ 12 mil. A UFPI poderá fazer a revalidação dos diplomas.

presidenteappm1

Ele informou que o Governo Federal já autorizou obras na área da saúde como reforma e construção de novas unidades básicas. O município com 3 mil habitantes poderão receber até R$ 2 milhões.

 

O Piauí tem um dos maiores índices de adesão dos médicos ao programa. É o segundo do Nordeste.

 

Fonte: Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração