Pular para o conteúdo

Como lembrar de muitas senhas e torná-las seguras

Seja para redes sociais, cartões de bancos, acesso a diversos sistemas eletrônicos, usamos senhas todos os dias. Mas como manter tudo isso seguro?

A melhor forma de evitar golpes é criar senhas difíceis de serem descobertas. Também é indicado ter senhas diferentes, que podem ser administradas com ajuda de um gerenciador.

Dicas para criar senhas mais seguras 🔐

  • Crie senhas longas, que são mais difíceis de serem adivinhadas por tentativa e erro – uma dica é usar truques para criar senhas mais criativas, como pequenos trechos de frases ou músicas importantes para você;
  • Use letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais, como @ e $;
  • Não use a mesma senha em vários sites ou aplicativos;
  • Use gerenciador de senhas, para memorizar as suas credenciais (veja opções abaixo);
  • Evitando a obviedade, crie senhas que são frases porque são facilmente memorizáveis e difíceis de serem descobertas;
  • Não compartilhe suas senhas nem com conhecidos.

Como lembrar de tantas senhas? 🤔

 

Sistemas de gerenciamento ajudam a criação e proteger de senhas. Eles contam com criptografia, o que dificulta o acesso de terceiros a informações privadas. Veja algumas opções gratuitas:

  • Gerenciador de Senhas do Google (integrado navegador Chrome e à conta Google);
  • LastPass;
  • Microsoft (integrado ao Authenticator para Android, também pode ser usado no Windows, no Edge e com extensão para o Chrome);
  • KeePass (com Keepass2Android para sincronizar suas senhas no Android).

 

Outras opções pagas incluem Dashlane1Password e Dropbox Passwords.

Verificação em duas etapas

A dupla autenticação (também conhecida como “verificação em duas etapas”) exige o uso de dois meios para permitir o acesso a uma conta.

Muitas plataformas na internetoferecem esse método, entre elas, Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), Google e Microsoft.

Em etapas, veja passo a passo para utilizar a verificação dupla:

  1. Baixe um aplicativo gerador de senhas temporárias em seu celular, como o Google Authenticator ou o Microsoft Authenticator (você também pode procurar por esses aplicativos na App Store, da Apple);
  2. Configure a verificação em duas etapas nos serviços usando a opção de “senha gerada por aplicativo” ou semelhante;
  3. Cadastre o código QR no aplicativo gerador de senhas. A partir daí, você poderá abrir o app para ver sua senha temporária;
  4. Prepare a autenticação de emergência: se o serviço oferece um código de recuperação de conta ou senhas de backup, você deve gerar e guardar esses códigos em absoluta segurança.
  5. Desative a recuperação de conta por meio do número celular. Isso evita risco em caso de roubo do aparelho/chip.

 

 

 

Fonte: G1

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração