Pular para o conteúdo

Comunidade se reúne e constrói ponte para atravessar rio no Piauí

captura de tela 2019 07 30 as 11.31.40

Cansados de esperar pelo poder público, moradores decidiram construir uma ponte na passagem molhada que liga o povoado Capitão de Campos à comunidade Pedra Rolada, na Zona Rural de Picos, região Sul do Piauí. A prefeitura da cidade não quis se manifestar sobre a situação.

A ponte de 33 metros foi construída em regime de mutirão. Eles se revezavam para construir a passagem molhada e o material foi adquirido através de doações.

Dona Luzia de Oliveira colaborou disponibilizando água e café para os trabalhadores. “Eu ficava preocupada com eles. Pensando se eles estavam com sede. Foi um trabalho sofrido”.

A ideia de construir a passagem molhada surgiu com Lindomar Rodrigues. “Foram gastos R$ 17 mil. O material usado veio de doações e os operários fizeram revezamento. Construímos em ritmo de mutirão”, contou.

Antes da ponte ser construída com concreto, os moradores faziam a travessia em cima de uma ponte de madeira ou a nado.

A agricultora Maria da Paixão Oliveira contou que antes os moradores chegaram até cair na água. A comunidade ficava isolada durante o período chuvoso porque o volume de água no rio Guaribas aumentava e para atravessar de um lado para outro, somente poderia ser a nado.

Quando Elayne Oliveira teve a filha Carolina, foi montada uma verdadeira operação para que ela pudesse chegar em casa com a filha.

“Eu fiquei oito dias na casa do meu irmão, mas eu queria muito voltar para casa e eles disseram que só seria possível se fosse sendo carregada numa cadeira porque não tinha condições de atravessar o rio. Assim fizemos, foi muito difícil, pois tinha medo deles tropeçarem em uma pedra e eu cair dentro do rio”, afirmou.

Fonte: G1 Piauí

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração