Pular para o conteúdo

COVID-19: Mais de 30 mil doses da vacina já foram aplicadas em Oeiras-Piauí

Coordenadora Municipal de Imunização - Katharine Dantas (Foto: Arquivo Pessoal)

Com a pandemia da Covid-19 foi necessário dar início a vacinação em massa da população como uma forma de prevenir que essa doença assole mais vidas. A vacinação contra o Corona Vírus em Oeiras ainda está em andamento. Agora em agosto, já foram vacinadas 21.009 pessoas que tomaram pelo menos a primeira dose do imunizante e a dose única.

A quantidade de pessoas que tomaram somente a primeira dose resulta em 20.326; segunda dose 9.620 pessoas e dose única 683 pessoas. Ao todo foram resultadas 30.626 doses administradas pela Prefeitura Municipal de Oeiras.

Em entrevista ao Portal Integração e questionada sobre qual a previsão de finalizar a campanha e ter 100% da população vacinada a Coordenadora Municipal de Imunização de Oeiras, Katharine Dantas acredita que “Até o dia 20/09 a gente tem concluído a idade dos 18 anos”. Já com relação a 100% da população vacinada ela afirma que “100% com 1ª e 2ª dose depende muito do intervalo das vacinas e das vacinas ofertadas, porque para cada laboratório há um intervalo diferenciado. As pessoas vacinadas hoje por exemplo, a 2ª dose é só dia 17 de novembro. Desde a data da 1ª dose 100% dessas pessoas poderão estar vacinadas com as duas doses em dezembro para janeiro de 2022. Considerando o esquema completo com duas doses”.

Com a vacinação e as recomendações necessárias sugeridas pela Secretaria Municipal de Saúde fica mais viável a retomada das condições normais e dentro das normas de sanitização. Katharine Dantas ainda afirma que “a questão dos casos da Covid tem se observado, não só no município de Oeiras, mas no Piauí, no Brasil todo, uma redução considerável dos casos de Covid e do número de mortes”.

Além disso ela destaca que “Nenhuma vacina é 100% eficaz, nenhuma vacina é 100% segura, mesmo pessoas que se vacinaram com duas doses podem adquirir a covid, mas é uma forma mais branda e cada organismo reage diferente a vacina, cada organismo reage diferente as complicações da covid também, mas a gente tem observado sim, uma redução muito grande no número de casos, bem como no número de internações e mortes”.

A Secretaria de Saúde tem informado a população constantemente, através das redes sociais e agentes de saúde para que ocorra uma conscientização e divulgação das informações.

 

Por Beatriz Holanda, Rutty Muniz e Sheron Weide

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração