Crise de saúde mental no Brasil alcança níveis Recordes em 2024

Participe do nosso grupo de Whatsap

Crise de Saúde Mental no Brasil Alcança Níveis Recordes em 2024
Crise de Saúde Mental no Brasil Alcança Níveis Recordes em 2024

Dados do Ministério da Previdência Social revelam que o Brasil registrou 472.328 afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, o maior número em uma década. O aumento de 68% em relação a 2023 reflete os impactos da pandemia e das pressões do mercado de trabalho.

Os transtornos mais comuns foram ansiedade e depressão, responsáveis pela maioria das licenças médicas concedidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em média, os trabalhadores ficaram três meses afastados, recebendo cerca de 1,9 o custo total desses benefícios pode ter chegado a 3 bilhões no ano.

Mulheres representam 64% dos afastamentos, com idade média de 41 anos. Especialistas atribuem essa predominância à dupla jornada, menor remuneração e responsabilidades familiares. Estados mais populosos, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, lideram em números absolutos, mas o Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm os maiores índices proporcionalmente.

O governo federal reagiu à crise atualizando a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que agora inclui a fiscalização de riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Empresas que não cumprirem as novas diretrizes podem receber multas de até R$ 6 mil por infração.

A pandemia de Covid-19 deixou marcas profundas, como luto coletivo, estresse emocional e insegurança financeira, fatores que contribuíram para o agravamento da saúde mental. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que transtornos como depressão e ansiedade causem perdas globais de US$ 1 trilhão anualmente.

Enquanto empresas como a Coris Seguro Viagem adotam medidas como apoio psicológico e orientação financeira, especialistas alertam que a efetividade das novas normas depende da mudança real nas práticas corporativas.

Para mais informações sobre os dados do INSS, clique aqui.

(Fonte: Ministério da Previdência Social e INSS)

 

Com informações G1

Conteúdo relacionado

No Content Available
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...