Pular para o conteúdo

De volta à Oeiras, imagem primitiva da padroeira do Piauí está aberta à visitação

Mais de 40 anos depois de ser levada para Teresina, a imagem primitiva de Nossa Senhora da Vitória retornou a Oeiras nesta sexta-feira, 14, e foi recebida com pompa, numa solenidade que reuniu autoridades eclesiásticas e políticas no adro da Igreja Matriz da cidade. Com pelo menos 320 anos de existência, a santa, considerada peça sacra mais valiosa e antiga do Piauí, encontrava-se sob a custódia da família do professor Leopoldo Portela, ex-sacerdote da cidade, já falecido.

A santa chegou à cidade no final da tarde de sexta-feira dentro de um carro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Uma caravana de católicos e curiosos acompanhou a condução da imagem primitiva de Nossa Senhora da Vitória até o patamar da catedral que carrega seu nome.

SAM_9824

Na plateia, fiéis, membros de entidades culturais e representantes de alguns segmentos da sociedade esperavam pela chegada do ícone centenário. Todos queriam tocar ou fazer uma foto com a ilustre peça sacra.

No ato de devolução da imagem, a viúva de Leopoldo Portela, Valdênia Portela, lembrou o carinho e o cuidado que seu marido dispensou a santa durante o tempo que sua família passou com ela. “Nos tornamos seus fiéis guardiões”, exclamou ela em breve discurso.

SAM_9838

O prefeito Lukano Sá elogiou a “generosidade da família do senhor Leopoldo Portela” e ressaltou a importância histórica da imagem para a cidade. “Em Oeiras, praticamente tudo recende a história”, pontuou o prefeito. Ele também citou a estátua em homenagem a Virgem da Vitória construída há cerca de 30 anos, no mirante do Morro do Leme.

O bispo de Oeiras, Dom Juarez Sousa, falou da trajetória da imagem ao longo dos séculos e chamou atenção para seu valor artístico e religioso. “É a mais valiosa peça sacra de todo o Estado. É uma peça de grande valor religioso e cultural”, defendeu.

Esculpida em madeira policromada, a santa, que segundo estudiosos, possui traços barrocos e eruditos, tem 76,5 centímetros de altura e chegou a Oeiras em 1696, vinda do litoral nordestino.

SAM_9843

Fábio Novo, secretário estadual de Cultura, ressaltou a identidade católica do povo de Oeiras. “Oeiras é a alma do Piauí. Esta é uma data histórica”, pontuou.

Para o secretário municipal de Cultura, Stefano Ferreira, o retorno da imagem ativa um momento de resgate da memória histórica da cidade. “Vai acabar impulsionando a visitação de fiéis e estimulando o turismo religioso”, avaliou ele, acrescentando que a imagem da padroeira do Piauí deve ser incorporada ao acervo do Museu de Arte Sacra de Oeiras (MAS).

SAM_9851

Colocada dentro de uma redoma de vidro, fixada diante do altar central da Igreja Matriz, a imagem primitiva de Nossa Senhora da Vitória está em casa e ficará aberta à visitação dos fiéis por tempo indeterminado.

 

Por Jadson Osório

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração