O deputado estadual Franzé Silva (PT) acompanhou, nesta terça-feira (19/07), pequenos produtores rurais dos municípios de Lagoa Alegre e José de Freitas, em reunião no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), para tratar sobre projetos que possibilitem geração de renda e empregos para esse setor.
De acordo com Franzé, o objetivo é, disponibilizando a assistência técnica do Emater, assegurar orientação aos pequenos produtores para a elaborarem projetos que viabilizem acesso a financiamento do Estado e outros órgãos para desenvolverem suas atividades, de modo a garantir meios de produção e sustento contínuos.
“Nossa parceria com o Emater tem trazido bons resultados. É uma bandeira do meu mandato a proposição de projetos e ações que criem condições para os pequenos produtores produzirem bem, com qualidade e comercializarem sua produção, tirando daí renda permanente para sustentarem seus familiares”, pontua o deputado.
Franzé Silva observa que, entre suas ações para gerar emprego e renda para agricultores familiares, estão os kits irrigação que ele destinou ao setor por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 152.977 – ao todo, foram 69 kits distribuídos para agricultores familiares de 18 municípios em sete territórios de desenvolvimento no Piauí.
A reunião contou com o diretor do Emater Leonardo Nogueira; vice-prefeito de Lagoa Alegre, Laelcio Nunes; vereador Matheus Oliveira (PT); associações Campo Verde, Canaã, Mundocas e adjacências, Jenipapeiro, Vaqueiros, Cacimba de Dentro e Poços D’Água e Salobro; e Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de José de Freitas.
Renda e emprego são grandes obras
Na visão do deputado Franzé Silva, “a gente costuma achar que grande obra é somente estrada, calçamento, asfalto, ponte. Isso também é grande obra, pois cria empregos e desenvolvimento. Mas também é grande obra dar oportunidades para o povo produzir, gerando renda para si e riqueza para a comunidade”.
“Um povo com emprego, tendo uma fonte de renda permanente e segura, bem alimentado, com acesso a educação, transporte, saúde, internet, infraestrutura e a tudo aquilo que garante cidadania, é um povo feliz. Portanto, essa é a minha bandeira de luta na Alepi, dar oportunidade para os que mais precisam”, assinala Franzé.
Fonte: 180 Graus