Pular para o conteúdo

Detrito espacial causa clarão no Nordeste e fragmenta-se ao cair no Piauí

meteorito que caiu no sertão pernambucano — Foto: Reprodução/TV Globo

Na madrugada do último sábado (13), um espetáculo celeste surpreendeu moradores de cinco estados do Nordeste brasileiro. Um clarão intenso iluminou o céu, fazendo a “noite virar dia” por alguns instantes. Agora, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) revela detalhes sobre o fenômeno.

De acordo com a Bramon, o detrito espacial responsável pelo clarão se fragmentou e caiu em solo piauiense. O objeto, que atingiu a Terra, tinha entre dois e três metros de diâmetro antes de se desintegrar. O diretor-técnico da rede, Marcelo Zurita, explicou o ocorrido em um vídeo publicado pela Bramon.

Zurita, também membro da Associação Paraibana de Astronomia (APA), esclareceu que o fenômeno foi causado por um “bólido”, um meteoro extremamente luminoso gerado pela passagem atmosférica de uma rocha espacial em altíssima velocidade. A entrada desse super bólido nos céus dos cinco estados nordestinos provocou o espetacular clarão observado por muitos.

Os municípios piauienses de Padre Marcos e Marcolândia, localizados cerca de 400 km ao sudeste de Teresina, foram os pontos onde os meteoritos caíram após a fragmentação. A curiosidade e o encanto diante desse evento astronômico nos lembram da imensidão do cosmos e da beleza que ele nos reserva.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração