Pular para o conteúdo

Dia de finados: tradição milenar que fala muito sobre como enfrentamos o luto

Empreendedor do Grupo PAX UNIÃO - João Tadeu (Reprodução)

O dia 2 de novembro é marcado pelo feriado do Dia de finados, é um dia nostálgico e dedicado aqueles que já se foram. Em Oeiras, tradicionalmente as pessoas se dirigem aos cemitérios, visitam os túmulos de seus entes queridos, acendem velas, fazem orações, deixam flores e vivem uma experiência de lembranças e saudade.

Originalmente o dia de finados é uma tradição católica iniciada pelo abade francês Odilo de Cluny (Santo Odon de Cluny) no ano de 998 e era chamado “Dia de todas as almas”.O ritual de celebrar os mortos bem mais antigo e comum em várias culturas ao longo da humanidade. Somente no século XX que a data 2 de novembro foi universalizada como dia de finados.

Visitar os túmulos e monumentos erguidos para aqueles que já estiveram presentes é uma forma que as pessoas encontram de manter viva a lembrança porque a presença física não será mais possível, isso mostra a importância dos rituais dentro da perspectiva do luto.

Oferecer conforto emocional e apoio às famílias durante o luto é algo essencial segundo o proprietário da Pax União, João Tadeu. “Sabemos que a morte é algo doloroso e um tabu muito grande para algumas pessoas por isso nós, da Pax União trabalhamos oferecendo serviços humanizados num momento que é tão difícil”, afirma.

A empresa oferece o serviço de tanatopraxia que é a conservação do corpo por um maior período de tempo, também oferecem o serviço de translado e o cerimonial em capela ou residência. A equipe também trabalha no acolhimento emocional com serviços psicológicos a depender da necessidade da família.

Atualmente a Pax União oferta quatro planos com diferentes preços se adequando às necessidades de cada cliente. A empresa é tradicional no Piauí e Maranhão com mais de 200 filiais espalhadas nos dois estados e com 48 anos de existência no mercado.

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração