Pular para o conteúdo

Disque Eleições recebe 63 pedidos de investigações

Faltando pouco mais de dois meses para o dia 5 de outubro, o Disque Denúncia 2014 do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Piauí já registrou 382 ligações. Deste total, 63 são pedidos de investigações contra os adversários políticos realizados pelos próprios candidatos. Esse número se refere às ligações realizadas entre o período de 1º de julho, quando o serviço começou a funcionar, ao dia 6 de agosto.

De acordo com informações da coordenação do programa, foram registradas 69 denúncias de irregularidades no pleito eleitoral. A maior parte das denúncias se refere à realização de propaganda eleitoral irregular, tentativa de compra de votos e abuso de poder político e econômico por parte de candidatos.

Segundo o coordenador do projeto, José Filho Sirqueira, a diferença esse ano é que o Disque Eleições não aceita denúncias anônimas como forma de evitar o denuncismo sem fundamento que poderia atrapalhar o andamento do pleito eleitoral. “Essa foi uma decisão do Ministério Público e nós resolvemos acatar. As denúncias só podem ser registradas mediante identificação da pessoa que denuncia”, explicou.

Do total de 69 denúncias, 10 foram realizadas por advogados das coligações, o que corresponde a 2,62%. Outras 16 denúncias foram feitas por partidos políticos. Os servidores do próprio Tribunal realizaram 17 denuncias e os profissionais da área da comunicação registraram sete denúncias. Das 382 ligações, 254, que corresponde a 66,49% das ligações registradas, referiam-se a pedidos de informações.

Fonte: Jornal O DIA

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração