Pular para o conteúdo

Dívida líquida está no maior nível desde maio de 2004, diz BC

6cd8a24c047d000b1d248ed7be20bf3a

O chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, afirmou nesta sexta-feira, 30, que a dívida líquida registrada em outubro, de 53,3% do Produto Interno Bruto (PIB), representa o maior porcentual desde maio de 2004, quando atingiu 53,5%. Em setembro deste ano, o porcentual havia sido de 52,1%.

Rocha lembrou que o câmbio se apreciou 7,1% no mês passado, o que impactou o resultado. “O efeito do câmbio é responsável quase que totalmente pela alta da dívida líquida no mês”, disse.

Já a dívida bruta passou de 77,2% em setembro para 76,5% em outubro. “A redução da dívida bruta se deve a resgates de títulos no mês de outubro”, disse Rocha. “Houve redução da dívida externa pelo câmbio e redução na dívida mobiliária.”

Rocha afirmou ainda que a dívida bruta foi favorecida pela redução na margem da dívida mobiliária, devido aos resgates, mas que o movimento de outubro é pontual, “tendo em vista os resultados fiscais”.

Fonte: Estadão Conteúdo

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração