Pular para o conteúdo

Eleições para prefeito em Dom Expedito Lopes pode ter até quatro candidatos

Os bastidores da política em Dom Expedito Lopes se movimentam de forma indefinida faltando 12 meses para as eleições municipais de 2024. O cenário inclui a disputa nos partidos para definir quem são os pré-candidatos pelo grupo de situação e os que vão marchar por outras vias.

Interlocutores de grupos de base e também de oposição apontam vários nomes.

Pela situação

Pelo lado da situação, o prefeito Valmir Barbosa ainda não apontou um nome e diz que será apresentado no momento opropriado. Mas, os interlocutores em suas expectativas e experiências apontam pessoas da confiança do gestor e quem tem perfil profissional que já atuou frente às secretarias e outros órgãos.

Entre os cogitados, nos bastidores, para suceder Valmir, está a vereadora Marcilene Barros que já geriu a Secretaria de Agricultura, além do arquiteto e ex-secretário de Obras Lucas Cardoso que é bem próximo ao prefeito Valmir.

A presidente da Câmara, vereadora Renata Belo, é um nome muito falado para disputar o Paço Municipal, visto que conta com o apoio do deputado estadual Pablo Santos que é atual secretário de Estado do Turismo do Piauí.

Pelo que circula, o grupo que governa o município conta com bons nomes. A exemplo disso está em destaque também como possível sucessor duas importantes peças. Uma delas é a secretária de Saúde Sabrina Vieira, que nada mais nada menos, é prima do prefeito e também advogada, e, além disso tem sido destaque no tratamento com a população e vereadores.

Seguindo nessa linha e na mesma área, está o nome de Gilvá Ramos. O cunhado da primeira-dama de Dom Expedito Lopes é ex-vice-prefeito da vizinha cidade de Ipiranga do Piauí. Passada a última eleição, Gilvá chegou a Dom Expedito com a missão de auxiliar no andamento dos trabalhos e foi exercer o cargo de diretor financeiro da Secretaria de Saúde, visto sua experiência na área.

Segundo o que o povo conta, Gilvá também se destacou na área até mesmo mais do que esperado agradando população e parlamentares de DEL, já conseguindo também o cargo de secretário de Obas com a saída de Lucas Cardoso.

Os nomes de Sabrina e Gilvá até então são os de maior destaque para a sucessão de Valmir Barbosa na disputa de 2024.

Sem contar ainda um detalhe importante que está sendo observado pela população, que segundo informaram, é que Gilvá não vota em Dom Expedito e por conta disso há uma pitada de rejeição. Ligado ainda a Gilvá, circulam informações que caso seja ele o candidato para a sucessão de Valmir, vai gerar uma insatisfação no grupo, um verdadeiro racha, e assim surgirá um nome dentro da base para formar uma chapa e correr na disputa.

O que pode preocupar o prefeito Valmir e quem seja indicado por ele é que o ex-secretário de Saúde, Sanim, deve também marchar rumo a 2024 e com isso haja adesões à ele, o que vai desmontar o grupo do atual governo.

Pela oposição

Pela oposição que sinaliza a disputa da Prefeitura Municipal para o mandato 2025-2028 temos o nome de Agenor Lima, o mesmo que dizia ser candidato a vereador, outrora a prefeito.

Outro nome apontado é o do empresário Edivaldo Dantas que pelas sinalizações seria ainda mais viável até mesmo que o de Agenor.

Além destes nomes iniciais pela oposição, é importante destacar o nome do candidato que disputou a eleição de 2020. Danúbio Araújo, ao que tudo indica, vai tentar reverter os números das últimas eleições quando em uma disputa apertada chegando bem perto, ele conseguiu o total de 2.586 votos (47.81%) pelo partido Progressistas. Os rumores apontam que Danúbio vai concorrer com apoio do ex-vereador Ramon.

Em Dom Expedito ainda não há definição exata dos postulantes ao Paço Municipal. Os nomes apontados estão se movimentando em visitas e articulações. De certo é que a população local e de outras cidades que têm ligação com DEL aguardam ansiosamente os próximos capítulos e desfechos.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração