Em operação conjunta em Oeiras PROCON/MPPI, PROCON/OEIRAS e IMEPI realizaram uma inspeção em Posto de combustíveis. No último dia, 29 de junho em Oeiras, durante as visitas foram verificadas a qualidade e quantidade dos combustíveis fornecidos através das bombas com intuito de identificar possíveis irregularidades. A inspeção foi acompanhada pela Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB Oeiras.
Entenda sobre os critérios de avaliação de irregularidades identificadas em alguns posto de combustíveis:
O coordenador do PROCON Oeiras, Docate Neto, explica sobre as avaliações e os termos técnicos utilizados.
Bomba Baixa: A conferência do combustível abastecido registrado na bomba com o que foi entregue, a variação aceitável é 60 ml conforme o registro da bomba.
Avaliação da gasolina: A gasolina é aceitável uma margem de 27% até 30% de etanol em sua composição ultrapassando esse valor é considerada irregular.
“Esses procedimentos são feitos para que as empresas se mantenham vigilantes aos cuidados com a manutenção dos equipamentos e conferência das qualidades dos produtos fornecidos para os consumidores”. Concluir o coordenador do PROCON de Oeiras, Docate Neto.
O vice-presidente da comissão do direito do consumidor da OAB Oeiras, Gerson Reis, “Ter irregularidades não significa a má-fé de cara. Pode ser uma falta de manutenção, uma sujeira, uma desatenção. Mas tudo com um objetivo: equilíbrio nas relações consumeristas. Nenhum lado pode ser lesado.” Concluir o advogado Gerson Reis.
Postos de combustíveis de Oeiras são inspecionados pelo PROCOM e MPPI