Pular para o conteúdo

Escassez de testes rápidos para Covid-19 acende alerta para colapso em Oeiras

Em entrevista ao Portal Integração, a coordenadora do setor Covid de Oeiras, Alexsandra Fontes falou sobre a escassez de testes rápidos no município em virtude do grande número de casos confirmados nas últimas semanas. 

Alexsandra explica que Oeiras dispõe de dois tipos de testes, o RT-PCR (aquele feito através do nariz) com resultado imediato e o sorológico, onde a amostra é enviada até o Laboratório Central- LACEN em Teresina. Antes o resultado saía em três dias, mas agora demora em torno de sete por conta da grande demanda. 

“Observamos que por conta da demanda, o resultado não mais está sendo emitido em três dias, a média hoje são de sete dias. O Laboratório Central não recebe amostras só de Oeiras, mas de todos os 224 municípios do Piauí e a curva não está alta só aqui”, acrescenta Alexsandra Fontes. 

O que preocupa segundo ela, é que os testes rápidos disponíveis no setor Covid não estão sendo suficientes para suprir a demanda do município, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) não está realizando testagem.  “Nós estamos trabalhando com uma escassez de testes”, afirma a coordenadora

 O setor Covid de Oeiras disponibiliza 40 testes diariamente, sendo 20 testes rápidos e 20 sorológicos.

Uma das consequências graves da falta de testes é a possibilidade de colapso na saúde do município. Outro problema apontado por Alexsandra é a subnotificação dos casos. Isso significa que os números reais de Covid- 19 em Oeiras podem ser bem maiores que os que saem no boletim diário

Coordenadora do setor Covid de Oeiras, Alexsandra Fontes

Coordenadora do setor Covid de Oeiras, Alexsandra Fontes

“Estamos trabalhando com subnotificação, porque se nós não temos testes então nós não estamos testando o que realmente temos de pacientes com sintomas, então nós acreditamos que os números divulgados não condizem com a nossa realidade”, explica a coordenadora.   

Outro número alarmante sobre Oeiras

Esta semana a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí- Sesapi esteve em reunião com os profissionais de Oeiras, um dado alarmante foi revelado, “Nós recebemos a informação de que Oeiras é a sétima cidade no estado do Piauí com maior risco de contágio do Coronavírus”, pontua Alexsandra Fontes.   

Na mesma reunião foi discutida a distribuição de testes rápidos para as cidades do Piauí, os testes serão enviados pelo governo federal e vão para a Sesapi, em seguida são distribuídos entre os municípios levando em conta critérios específicos, um deles é o populacional. A previsão é que os testes cheguem em Oeiras até a próxima terça-feira. 

Por Sheron Weide

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração