Pular para o conteúdo

Especialista dá dicas para evitar canelite em competidores

A preparação para o Circuito Clube Corrida de Rua, previsto para o dia 12 de junho, no complexo da Ponte Estaiada, em Teresina, segue a todo vapor entre competidores garantidos na prova. Contudo, ninguém está imune das surpresas no dia do evento. Uma delas é a famosa canelite, dor na canela comum em pessoas que treinam de forma intensa. Afinal, como evitar e como contornar o trauma em caso de surgimento durante o percurso?

O que é a canelite?

– Canelite é a síndrome do estresse medial da tíbia. É causada principalmente pelo início de atividades de impacto sem orientação e também pelo aumento do volume de treino sem orientação.

 — Foto: Eu Atleta

É algo que dá pra evitar? O que a pessoa precisa fazer pra não ser surpreendida no dia do Circuito Clube?

 A canelite pode, sim, ser evitada e o principal é ser orientado. Atividade de alto rendimento não pode ser realizada sem a presença de profissional de Educação Física. Tanto no início como na mudança de planilha e aumento de volume de corrida.

– A orientação que a gente pode dar é que o corredor tem, sim, que procurar o auxílio de um especialista para fazer sua corrida para que esses casos não piorem e eles não passem muito tempo sem a prática de exercício. O fortalecimento da estrutura de todos os membros inferiores, sob orientação de um profissional de Educação Física, é fundamental para evitar. Não é só correr.

EuAtleta-Canelite-Estresse-Medial-Tibial — Foto: Eu Atleta | Arte Info

Só gente sedentária tem canelite?

 

– Qualquer pessoa pode ter canelite, até atleta profissional de corrida pode ter oriundo do aumento do estresse na canela. Se aumentar a quantidade de impacto de forma desordenada, sem orientação, vai aumentar o impacto na tíbia, o que vai provocar essa dor chamada de canelite.

O que fazer quando sentir canelite?

 

– Se a dor aparecer na hora da corrida, o ideal seria diminuir o ritmo ou até mesmo parar. Com a presença dessa dor, a gente sempre orienta a procura de um médico especialista, que pode passar anti-inflamatórios e a fisioterapia.

– O gelo é carro-chefe neste tratamento por ser um anti-inflamatório natural, como chamamos. Mas também o repouso e diminuição de cargas de exercícios. Em casos mais graves, a canelite pode enfraquecer o osso e causar fratura por estresse.

Fonte: Globo Esportes PI

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração