O Ministério Público do Estado do Piauí abriu procedimento preparatório de inquérito civil para apurar pagamento indiscriminado de diárias no município de São Miguel do Fidalgo.
Segundo denúncia, o pagamento foi realizado ao ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Fidalgo, Benedito Barbosa de Sousa, em benefício próprio, sem a devida comprovação do deslocamento, durante os anos de 2021 e 2022.
A portaria de abertura do procedimento, nº 76/2023, foi assinada pelo Promotor de Justiça Titular da 2ª Promotoria de Oeiras, João Batista de Castro Filho.
O promotor determinou que seja requisitado à Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Fidalgo, na pessoa do seu presidente, Francisco Coutinho Teixeira que, no prazo de 10 (dez) dias úteis, encaminhe documentação apta a comprovar o deslocamento efetuado pelo ex-presidente da Casa Legislativa, Benedito Barbosa de Sousa, conforme descrito nas notas de empenho anexada aos presentes autos, como a prestação de contas após a realização das viagens, comprovantes de abastecimento, nota fiscal de hotel, fotografias, atos oficiais assinados, dentre outros documentos.
Além disso, recomendou ao Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Francisco Coutinho Teixeira que, seja exigido, para fins de liquidação de empenhos relacionados às diárias, a comprovação de deslocamento/pernoite, por qualquer meio idôneo e documental, em até dez dias úteis, após o retorno de servidor de viagens em nome do município.
Fonte: Portal R10