Publicidades
BlogDestaque

Fazendo a Escolha Certa

Blog

“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Deuteronômio 30:19)

Quem nunca fez uma escolha errada?? Quem nunca se arrependeu por ter feito uma determinada decisão e não poder voltar atrás e ainda hoje sofrer com as consequências?

Entenda, sempre vai haver diante de nós escolhas a serem tomadas, cabe a nós decidirmos qual delas escolher: a benção ou a maldição.
O desejo de Deus é que façamos escolhas certas.

Pois é! A nossa vida é rodeada de escolhas e elas estão por toda parte, tudo que vamos fazer temos que escolher, desde as menores decisões para decisões mais difíceis. Uma errada pode ser para vida toda e ter um fim trágico.

Quero com este artigo dar algumas sugestões que pode te ajudar a tomar decisões corretas, pois esse é um dos propósitos da Bíblia: dar ao homem sabedoria e guia-lo na vontade de Deus.
Veja cinco conselhos que vai ajuda-lo a fazer a escolha correta. E eles podem ser essenciais para sua vida.

1 – PENSE BEM. Pense antes de agir. Ou melhor, pense duas vezes ou até dez se preciso for, porque as grandes decepções de nossa vida acontecem por agirmos sem pensar, precipitadamente. Não haja por impulso ao seguir o seu coração, porque nem sempre o seu coração está certo.
Olhe o que a Palavra de Deus diz à respeito: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?”(Jeremias 17.9)
Um exemplo bem claro é nos relacionamentos  amorosos, quantos não agem pela paixão e depois saem frustrados?
Quando falo em parar pra pensar, me refiro a fazer uma análise da situação.
Consulte e faça uma vistoria antes, pergunte para si mesmo o motivo de tomar essa decisão. Veja quais são suas PRIORIDADES. Se essa tal escolha rompe suas prioridades então não vale apena investir. Não seja ansioso para resolvê-las logo. Não se precipite, mas tenha calma.

2 – APRENDA A OUVIR. Não seja autossuficiente, não pense que está sozinho e que não precisa da ajuda de ninguém para fazer suas escolhas. A Bíblia diz que quem parte para a guerra necessita de orientação estratégica, pois com muitos conselhos se conquista a vitória!” (Provérbios 24:6) Peça orientação de alguém, seja humilde, a alguém que possa confiar, alguém que tem experiência de vida e discernimento. Procurar ajuda não significa acata 100% dos conselhos, mas pode abrir janelas na sua mente para fazer a decisão certa.
Muitas pessoas sempre dão com a cara da parede por que não ouvem, e aí é onde entra a frase “Eu te avisei, bem que eu te avisei!”.
“Todo o homem seja pronto para ouvir,”(Tiago 1:19ª)

3 – ABENDONE O MEDO E SEJA FIRME. Muitos são confusos por não saberem o que querem, por ter o medo de errar. Está na hora de você abandonar o medo e ser firme nas decisões, esse é um passo muito importante a seguir.
Não é porque errou uma vez, duas vezes ou mais que significa que irá errar novamente. É nos erros que se aprende, mas é falta de sabedoria permanecer no erro. A vida sempre vai ser uma escola. Uma frase legal que sempre ouço: “quem não erra nunca será sábio”.
Então não tome nenhuma decisão que não te dê paz. Aprenda com os erros abandonando o medo.

04 – APRENDA COM OS ERROS DOS OUTROS. Não é nada divertido olhar para os fracassos dos outros, mas é uma oportunidade de observar e tirar uma lição para nossa vida. Se uma pessoa já foi por determinado caminho e lá se decepcionou, por que você vai por lá também? Não tente dar uma de super-herói.
O que eu me refiro não é viver espiando a vida dos outros, Deus o livre disso, e sim ser um bom observador. É muito bom olharmos também as escolhas corretas, veja onde tal pessoa acertou e como ele fez para tomar determinada decisão.

05 – NÃO SEJA IGNORANTE. Não posso deixar de falar de um dos inimigos que nos impede de fazer a escolha correta: a “ignorância”.
São muitos que não fazem a escolha certa por ignorância.
Um exemplo claro é a famosa frase “eu faço o que eu quiser, a vida é minha!”, você já deve saber o fim, né?!
Quer acertar na escolha?
Se sim, não seja ignorante.

Pra encerrar: “A melhor decisão é aquela que é para glória de Deus”.

Comentários

Artigos relacionados

Fechar