Pular para o conteúdo

Governo do Estado lança Programa Sustentável Inclusivo em Oeiras

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Oeiras está realizando nesta quarta-feira, 05 de março, o Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI). O projeto é uma execução conjunta entre Governo do Estado do Piauí, Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

Estiveram presentes no evento o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras, Adalton Andrande, Rodrigo Cavalcante – Interpi, Cleber Coutinho – representando a Rejane Tavares da SAF, vereadores Gilmar Fontes, Evando do Buriti e Nelson Júnior, Ícaro Carvalho – líder político de Oeiras e Juvenal Sousa – Articulador Territorial do Vale do Canindé da SAF

O PSI tem como objetivo melhorar a renda, a segurança alimentar e nutricional, o acesso a serviços básicos e a adaptação a mudanças climáticas da população rural. O público alvo do projeto são agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais (PCT), assentamentos da reforma agrária, mulheres e jovens.

O projeto abrange 138 municípios em 07 territórios da Bacia dos Rios Piauí e Canindé. O PSI visa melhorar o acesso à água, condições ambientais, adoção de tecnologias agrícolas e integração de produtores às cadeias de valor, com foco em especial em mulheres, jovens e comunidades tradicionais.

PSI – Piauí Sustentável e Inclusivo

O projeto é estruturado em quatro componentes principais, além da Gestão de Projetos e Monitoramento. O primeiro componente foca em segurança hídrica e saneamento rural, visando aumentar a disponibilidade de água e melhorar o saneamento básico rural.

O segundo componente concentra-se em adaptação às mudanças climáticas e recuperação ambiental, promovendo planos de adaptação produtiva, transferência de tecnologias e fortalecimento de cooperativas.

O terceiro componente abrange capacitação, estudos técnicos e ambientais, além de experiências-piloto para inovação tecnológica em áreas rurais, e o quarto componente visa fortalecer capacidades no estado com capacitações, promoção de intercâmbios, gestão do conhecimento e o próprio monitoramento do projeto.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração