Sob o comando do professor Gilmar Pacheco, conhecido como Professor Magro de Aço, o grupo de capoeira Raízes do Brasil de Oeiras mostrou sua força e habilidade no 3° Jogos de Capoeira de Picos, evento que reuniu capoeiristas de várias regiões do Piauí, organizado pelo Contramestre Bob, sob a supervisão do Mestre do Grupo Palmares de Picos.
A delegação de Oeiras, composta por competidores determinados, trouxe para casa três medalhas e um troféu, demonstrando seu comprometimento e dedicação à arte da capoeira.
Na categoria iniciante feminino, a equipe de Oeiras brilhou com a aluna Yorrany, conhecida como “Luluzinha”, conquistando o segundo lugar como vice campeã, e a aluna Mariane, apelidada de “Ovelhinha”, alcançando o terceiro lugar e conquistando a medalha de Prata.
Na categoria Master, o destaque ficou para o próprio líder da equipe, o Professor Magro de Aço, que garantiu o terceiro lugar e também trouxe para a equipe mais uma medalha de Prata.
Além das disputas individuais, a equipe Raízes do Brasil de Oeiras mostrou que também sabe animar a torcida e conquistou a terceira colocação na categoria Torcida Animada, representada pela equipe “Tarja Preta”.
O Professor Magro de Aço ressaltou a importância do evento como uma avaliação do desenvolvimento das técnicas e habilidades da capoeira. Para ele, participar de competições como essa é um estímulo para que os praticantes se empenhem em aprimorar constantemente seu nível técnico, potencial e experiências na arte da capoeira.
“O 3° Jogos de Capoeira de Picos provou mais uma vez ser uma plataforma essencial para a difusão e valorização da cultura da capoeira na região. O evento reuniu delegações de várias cidades, fortalecendo os laços entre os grupos e fomentando o crescimento da capoeira como manifestação cultural e esportiva”, disse o professor Magro de Aço.
O sucesso do grupo Raízes do Brasil de Oeiras no torneio é um reflexo do árduo trabalho e dedicação não apenas dos competidores, mas também do professor Magro de Aço e de todos membros do grupo que, com paixão, propagam os valores e a riqueza histórica da capoeira.