Pular para o conteúdo

Halo solar se forma no céu em Teresina; entenda como o fenômeno ocorre

Quem parou para olhar o céu nesta manhã de quarta-feira (30/09), em Teresina, teve a chance de observar o belíssimo fenômeno conhecido como “halo solar”.

O climatologista Werton Costa, da Universidade Estadual do Piauí, explica que o “halo solar” é um fenômeno visual formado pela disposição de nuvens Cirrus na alta troposfera, que ajudam a fracionar a radiação solar, evidenciando a estrutura em forma de anel, semelhante a um arco-íris.

Segundo ele, o fenômeno é também um importante indicativo de circulação de umidade em altos níveis, sinalizando que as condições para a pré-estação chuvosa começam a se formar no céu.

“É um indicador importante de que o corredor de umidade está ativo, há um transporte de umidade na troposfera. E essa concentração de umidade deve favorecer as chuvas nos próximos meses”, diz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: 180 Graus

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração