Pular para o conteúdo

Hanseníase: 775 novos casos são registrados no Piauí em 2016

Manchas no corpo devem ser invetigadas Fonte: Reprodução
RTEmagicC 4efb31efeb.jpeg

Manchas no corpo devem ser investigadas Fonte: Reprodução

Dados preliminares apontam que, em 2016, o Piauí registrou 775 novos casos diagnosticados de hanseníase, sendo que 52 pessoas são menores de 15 anos. Diante disto, a Secretaria de Estado da Saúde está convocando todos os municípios a realizarem atividades em alusão à Campanha Estadual do Dia Mundial de Combate à Hanseníase durante o período entre 25 a 31 de janeiro.

Em 2015, o Brasil notificou 28.761 casos novos. O Piauí diagnosticou, no mesmo período, 1.040 casos novos de hanseníase. “Ou seja, 3,6% dos casos novos do Brasil estão no Piauí. Ocupamos segundo lugar em coeficiente de detecção geral na região Nordeste e décimo primeiro em numero de casos, em relação aos outros 27 estados da federação”, disse Karina Amorim, coordenadora de Doenças Transmissíveis.

A boa notícia é que em 2016, nos 775 novos casos, o índice de cura foi de 78,8%. De acordo com a coordenadora, “isso mostra que o tratamento adequado funciona. Então, precisamos realizar esse tipo de campanha no maior número de municípios possível”.

Para reforçar a vigilância e manter os dados atualizados e com isso acompanhar os pacientes, a Secretaria lança nota técnica sobre a campanha e Protocolo de Vigilância para os profissionais que atuam nas unidades hospitalares, além de realizar palestra sobre a situação epidemiológica do Piauí. O evento ocorrerá no dia 25 de janeiro, a partir das 8h, em Teresina.

 

Hanseníase

Causa da doença: A hanseníase (antigamente conhecida como lepra) é uma doença infecto contagiosa causada por um microorganismo (bactéria) denominado Mycobacterium leprae.

Transmissão: Sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes, eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior em meio as secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirro. No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão.

Sintomas da hanseníase: Seus principais sinais e sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Tratamento: A hanseníase tem cura e seu tratamento é realizado através de medicamentos via oral. Esta doença é tratada nas unidades de saúde e seu tratamento é gratuito.

 

Fonte: Sesapi

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração