Pular para o conteúdo

Hospital Regional de Oeiras realiza primeira cirurgia bucomaxilofacial por vídeo

Foto: Rogério Silva

Nesta segunda-feira, 12, o Hospital Regional de Deolindo Couto em Oeiras foi o pioneiro no estado do Piauí ao iniciar procedimentos cirúrgicos de bucomaxilofacial por vídeo. Os médicos cirurgiões bucomaxilofacial, Pablo Diego e Samuel realizaram dois procedimentos de Artroscopia da ATM Maxilar em vídeo, duas pacientes mulheres foram as primeiras atendidas dentro dessa nova especialidade do Hospital Regional de Oeiras.

“Estamos muito gratos ao Governo do Estado do Piauí ao colocar o Hospital Regional Deolindo Couto, pioneiro em realização de cirurgias bucomaxilo facial por video no estado do Piauí. É uma cirurgia minimamente invasiva que proporciona uma recuperação rápida e tranquila. Só temos a agradecer ao Governador Rafael Fonteles e SESAPI por ofertar acesso a um serviço público de saúde de altíssima qualidade através do SUS, para a nossa população do território vale do Canindé, anteriormente era necessário o deslocamento desses pacientes para a capital, com esses novos avanços no centro cirúrgicos do HRDC descentralizamos essas demandas e facilitando o tratamento dos pacientes”, disse a diretora geral do Hospital Regional de Oeiras, Tays Emanuelly.

cirurgia2
Foto: Rogério Silva

“Hoje foi um marco histórico para a história da cirurgia bucomaxilofacial no estado do Piauí e para o Hospital Regional Deolindo Couto e o SUS como um todo. Hoje foram realizados procedimentos cirúrgicos via vídeo de uma forma minimamente invasiva para o tratamento da disfunção para luxação das articulações temporomandibulares. Uma vez realizado esse procedimento, o paciente começa a se regenerar de desconfortos na região de abertura e fechamento de boca, mastigação, condições de dores de cabeça constantes e em gradativos graus que possam levar o paciente a acometida a sair de quadros bem compressivos de dores. Hoje em dia é importante salientar que o Território Vale do Canindé e nós do Hospital Regional Deolindo Couto tivemos um marco histórico na região”, disse Dr. Pablo Diego.

“Os procedimentos aqui hoje realizados no Hospital Regional Deolindo Couto foram a artroscopia da articulação temporomandibulares. Antigamente esse procedimento era feito de modo aberto, com um corte na lateral do rosto, perto da orelha, de mais ou menos 2cm e tinham várias possibilidades de danos facial, uma morbidade pós operatória maior, sangramento, dificuldades cirúrgicas, tempo de sala e muito maior o tempo de recuperação do paciente. Hoje esse procedimento foi feito através de vídeo, foi uma cirurgia vídeo-assistida através de cânulas endoscópicas em que a gente opera o paciente pela tela que é demonstrada no monitor. Esse procedimento é chamado minimamente invasivo, um menor tempo de recuperação, uma internação mais rápida e muito menos chance de danos às estruturas nervosas e uma melhor recuperação do paciente”, relatou o Dr. Samuel.

ecebb66f 3262 419a 9cee 66e6d8654039
Equipe do Centro Cirúrgico do HRDC – Oeiras

“Esse método utilizado no Hospital Regional Deolindo Couto é pioneiro no Piauí, isso é um grande avanço no Sistema Único de Saúde (SUS), Oeiras e toda a região do Vale do Canindé está sendo beneficiada e ganhando agilidade no atendimento”, conclui a coordenadora do Centro Cirúrgico do HRDC, Alexandra Leite.

 

Comentários
Publicidade
Links

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração