Pular para o conteúdo

INSS vai fazer prova de vida digital por meio de celular

A forte presença da tecnologia nas atividades cotidianas, que já vinha se consolidando nos últimos anos, mostrou-se imprescindível e irreversível nesses tempos de pandemia, em que o distanciamento social tornou-se obrigatório para conter a propagação do novo coronavírus. Até mesmo o serviço público, normalmente o último a aderir às novidades tecnológicas, parece ter se rendido à facilidade do mundo digital.

O INSS, conhecido pelas longas filas que forma e por uma burocracia com o peso de um elefante, aderiu às ferramentas da TI. A novidade é a possibilidade de os beneficiários realizarem a prova de vida por meio digital. A experiência começa em agosto com 550 mil pessoas, aquelas nascidas em janeiro e fevereiro e que não chegaram a fazer a prova em março por causa da pandemia.

A proposta é fazer o reconhecimento facial, por meio da câmera do telefone celular, para quem já tem carteira de motorista ou título de eleitor digital. Nesse primeiro momento, ainda em teste, a prova de vida digital deve atingir 1,5% dos 36 milhões de beneficiários. Quem não é adepto do mundo digital, e aí inclui-se boa parte dos aposentados brasileiros, continua valendo a prova de vida física, na qual o beneficiário tem de se apresentar em uma das agências. No caso dos beneficiários acima de 80 anos ou com alguma dificuldade de locomoção, eles podem solicitar a visita domiciliar do agente público até sua casa.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração