Pular para o conteúdo

Jogos Pan-Americanos: medalha de ouro no judô quebra jejum de 36 anos

O judô brasileiro vem fazendo uma boa campanha nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, subindo ao pódio em quase todas as categorias. Mas um pódio em especial representa um avanço para o esporte nos Jogos. A medalha de ouro de Alexia Nascimento na categoria até 48 kg foi a primeira do Brasil na categoria desde 1987, 36 anos atrás. Além disso, foi a primeira vez que o país conquistou uma dobradinha na categoria, contando com o bronze de Amanda Lima.

A última medalha dourada do judô brasileiro nesta categoria em Jogos Pan-Americanos havia sido conquistada por Monica Angelucci, no Pan de Indianápolis. Desde então, muitas tentativas bateram na trave, incluindo das duas treinadoras atuais da Seleção feminina na competição. Andreia Berti foi bronze em Mar Del Plata, em 1995, e Sarah Menezes conquistou a mesma medalha em 2011, em Guadalajara. Confira abaixo as medalhas brasileiras na categoria neste período.

Brasileiras nos Jogos Pan-Americanos na categoria até 48 kg

  • Indianapolis, 1987 – Monica Angelucci (ouro)
  • Havana, 1991 – Maria Cristina de Souza (bronze)
  • Mar Del Plata, 1995 – Andreia Berti (bronze)
  • Winnipeg, 1999 – Sem medalha
  • Santo Domingo, 2003 – Sem medalha
  • Rio de Janeiro, 2007 – Daniela Polzin (prata)
  • Guadalajara, 2011 – Sarah Menezes (bronze)
  • Toronto, 2015 – Nathalia Brígida (bronze)
  • Lima, 2019 – Sem medalha
  • Santiago, 2023 – Alexia Nascimento (ouro) e Amanda Lima (bronze)

Outra marca importante para a categoria foi a primeira dobradinha, com Amanda Lima conquistando o bronze. Treinadora da seleção, Sarah Menezes foi medalhista de bronze no Pan de Guadalajara e comemorou a quebra do jejum na categoria na qual é especialista, mas confessa que só soube da marca após a final.

screenshot 7

Sarah Menezes e Andrea Berti, técnicas da seleção brasileira feminina de judô — Foto: CBJ

– Duas medalhas na categoria que eu lutei praticamente minha vida toda. Fiquei super feliz que, após a conquista do ouro da Alexia, fiquei sabendo que desde 87 a gente não ganhava medalha de ouro nos jogos nessa categoria. Eu tive medalha em 2011, mas foi bronze. Fiquei muito feliz de estar conseguindo esse grande resultado junto com a seleção, hoje como treinadora – disse.

 

Nesta segunda-feira acontece o último dia de disputas individuais no Pan de Santiago. O Brasil buscará o pódio com Samanta Soares (78kg), Eliza Ramos (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Kayo Santos (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg).
Fonte: Globo Esporte PI
Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração