Pular para o conteúdo

Liminar suspende cassação de vereadores até julgamento no TRE-PI

O juiz Dioclécio Sousa da Silva, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), concedeu nesta terça-feira (13) liminar em favor dos vereadores Diógenes Nunes Medeiros (PPS) e José Luís de Carvalho, o Irmão Zé Luís (PSB). Eles tiveram seus mandatos na Câmara Municipal de Picos cassados no início do  mês, mas ficam no cargo até o julgamento dos recursos pelo TRE-PI.

 

No dia 5 de agosto, o juiz Adelmar de Sousa Martins, da 10ª zona eleitoral, aceitou a denúncia do Ministério Público de compra de votos nas eleições de 2012 e decidiu pela cassação. Os dois vereadores ainda foram condenados a multa de mais de R$ 10 mil.

 

Diógenes Medeiros foi acusado de compra de votos com dinheiro e entrega de abadás para um carnaval fora de época. Escutas telefônicas foram solicitadas pelo Ministério Público para comprovar a denúncia, mas a defesa do parlamentar alega que tais provas são inválidas. O parlamentar foi grampeado entre 5 e 7 de outubro, dia da eleição. Nos autos, consta que o vereador teria dito frases como “o Banco do Brasil perdia era feio”.

Já Irmão Zé Luís foi condenado em função de escutas telefônicas de seu cunhado, Joselito Lima Oliveira, o Zomim. Ele teria se empenhado na compra de votos, que aconteceria em uma loja de tintas pertencente ao vereador. Dinheiro, porta e até dentadura teriam sido oferecidos.

 

A Polícia identificou nos diálogos que “dinheiro” era tratado com as palavras “negócio” ou “santinho”, enquanto eleitores eram chamados de “peixinhos”. Ao site Jornal de Picos, o vereador alegou inocência e disse que as gravações não comprovam sua participação no suposto esquema.

 

Nos autos consta ainda que as investigações começaram após Diógenes Medeiros declarar em rede social que “a força dos ventos” iria resolver as eleições. Além disso, um caderno com informações comprometedoras teria sido apreendido com um cabo eleitoral, o que motivou o pedido de quebra do sigilo telefônico dos envolvidos.

 

Segundo o site Jornal de Picos, a Câmara Municipal de Picos já suspendeu a posse dos suplentes José Joaquim de Carvalho, o Dedé Monteiro (PPS) e Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó (PSB), prevista para 14h30 de quarta-feira (14).

 

Fonte: Cidade Verde

 

 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração