Pular para o conteúdo

Museu de Arte Sacra de Oeiras promove visita guiada para estudantes e professores

 

O Museu de Arte Sacra de 24 a 30 de setembro, dentro das comemorações da 6ª Primavera dos Museus, promove visita guiada pela metade do preço para estudantes e professores. Tem o objetivo de aproximar museus e sociedade, num convite à reflexão, discussão e troca de experiências. Nesse período, instituições museológicas de todo país realizarão programações e visitas em torno do tema: A função social dos museus. Ao preço de R$ 1,00 (um real) os visitantes poderão apreciar o acervo e aprender um pouco mais sobre a história de Oeiras.

O museu pertence à Paróquia de N. S. da Vitória – Diocese de Oeiras. Quase todo o acervo é oriundo de três igrejas: N. S. da Vitória, N. S. do Rosário e N. S. da Conceição.  Além do acervo habitual composto por imagens do século XVIII, peças de prata e objetos que pertenceram aos bispos que passaram por esta diocese, o visitante poderá apreciar algumas peças que recentemente foram expostas.

Dentre elas está um cofre de esmolas que pertenceu a Igreja de Nossa Senhora da Vitória; um quadro com a bênção apostólica de Sua Santidade o Papa João Paulo II à Arquiconfraria do Imaculado Coração de Maria que no próximo ano celebra um século de existência em nossa cidade; uma Bíblia toda em latim em comemoração ao mês da Bíblia; uma tela do Sobrado Major Selemérico de 1955 da artista plástica Zuleica Tapety; uma outra tela também de 1955 da Ponte Grande, pintada pela professora Amália Campos;  uma bandeira do Divino Espírito Santo do século XX; e uma exposição fotográfica sobre a Procissão dos Passos.

Em outubro o museu completa 28 anos de existência e a coordenação está preparando uma programação para celebrar esta data com exposição, exibição de documentário e palestras temáticas sobre o papel social dos museus. O horário de funcionamento é de terça a sexta das 8h às 12h e aos sábados e domingos das 8h às 11h.

 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração